domingo, 5 de março de 2017


Espaçotempo Informacional

 

                            Veja o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral, nele a pontescada tecnocientífica, nela a pontescada científica: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6). A Informática/p.4 está adiante da Psicologia/p.3, assim como na pontescada mais baixa a Cibernética/X4 está adiante da Psiquiatria/X3.

                            Ora, a INFORMÁTICA/p.4 e a CIBERNÉTICA/X4 são respectivamente a ciência (técnica alta) e a técnica (ciência baixa) dos novos-seres, como já expus repetidamente.

                            Repetindo da Psicologia/p.3 o esquema da pirâmide, com seus quartos vértices de base e o ápice, teríamos: FIGURAS informacionais ou info-análises, OBJETIVOS informacionais ou info-sínteses, PRODUÇÕES ou economias informacionais, ORGANIZAÇÕES ou sociologias informacionais e ESPAÇOTEMPOS ou geo-histórias informacionais.

                            No centro temos o ESPAÇOTEMPO INFORMACIONAL/p.4 e CIBERNÉTICO/X4, que dizem respeito às mentes e aos corpos dos novos seres, alguns destes extraídos das antigas naturezas (seres humanos, golfinhos, baleias, elefantes, primatas e outros). Se você acha complicado controlar as psicologias humanas (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos, empresas; AMBIENTES: municípios/cidades, estados, nações e mundos), espere para ver os que virão! Imagine as chaves (digamos, a Chave do Labor: novos-seres operários, NS intelectuais, NS financistas, NS militares e NS burocratas – vá ver o modelo) e toda a sua implícita complicação.

                            Em resumo, o ET info-cibernético será tremendamente mais complexo que qualquer um já conhecido antes. Isso rende um punhado de filmes de FC bastante interessantes.

                            Vitória, sexta-feira, 25 de julho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário