quinta-feira, 30 de março de 2017


Neovidades

 

                            Uma mulher boboca escreveu na Veja, o que irritou profundamente Gabriel, que fora as novidades em efeitos do primeiro filme, Matrix termina no terceiro sendo uma besteira. Não contando o que as pessoas têm visto na trilogia, em termos de desdobramentos filosóficos e científicos, para não dizer mágicos e teológicos, há o nível mais profundo que a Rede Cognata (veja Livro 2, Rede e Grade Signalíticas) pode mostrar. Conversando, a Clara, Gabriel e eu pudemos chegar a muitas conclusões.

                            Veja que Arquiteto = AQTT = AG = T e Oráculo = O/O.CL = G, donde G # T são anticognatos, formando um par polar oposto/complementar. No filme, claramente, o Arquiteto ou T representa Deus, o Grande Pai, e a Oráculo ou G indica a Criadora, a Grande Mãe, a Natureza, o Espírito Santo (= MODELO PIRÂMIDE). A anomalia de que se fala = PI = CHAVE = FILHO (sendo F = P) = SOL (o Sol Invencível das lendas) = SOM, etc., que é Neo, o super-herói da série.

                            Assim, temos uma trindade cristã característica (porque, com toda certeza, é inescapável na referência fechada, o que só iremos descobrir ao assistir o terceiro hoje, Matrix Revoluctions, Neo morre e ressurge dos mortos, exatamente como Cristo) com Pai, Mãe (Espírito Santo) e Filho, Cristo, agoraqui Neo. Ou poderíamos ver a Trimurti indiana.

                            Como no filme, T e G estão em oposição, são as duas personas de TG ou GT em conflito = CRISTO = CENTRO = GOVERNADOR = ATLANTE, etc., de modo que podemos ler G-Cristo-T ou T-Cristo-G como sendo o nome de Neo, que não sabe inicialmente que é Filho. Esse conflito gera a conflagração (= CONFLITOS) que se expande na Terra. Neo (= MULHER, ele usa um capote comprido que parece saia = HOMEM; capote = CONPRIDO = CRISTO, etc.) vem resolver esse conflito mais amplo. Há uma grande guerra humana que é reflexo da grande guerra entre T e G antes que eles se encontram no Filho. T é metade do círculo, G a outra metade, ambos juntos fazem a infinitude, o ouroboros que come o próprio rabo, a contínua criação e recriação. Se um for entendido como círculo (= G = ORÁCULO, etc.) o outro será o diâmetro (= BOMBA = TEMPESTADE, etc.), daí o Filho ser PI, a razão entre o círculo e o diâmetro. Quem fala pela boca dos irmãos W?

                            Enquanto não se vêem no Filho tanto T quanto G batem nele.

                            Veja que Cristo dizia ABBA (= G) Pai, Criadora-Pai, o par fundamental infinito, que se reflete humanamente no par homulher, homem-mulher. Se ABBA é um sobrenome, teríamos Jesus (= DEUS = JOSÉ = TOSE = BOSE = DUPLO, etc.) Cristo (= AUGUSTO = ATLANTE = COSTA = COPTA, etc.) G (= CRIADORA = GERADORA = CRIADOR = GERADOR, etc.), supondo-se que o sobrenome tenha sido e volte a ser o das mulheres, como as mudanças recentes indicam.

                            Assim, o filme está longe de ser simples como a moça pensou.

                            Este Neo é o sexto de uma série de tentativas de resolver a anomalia = PI (3,141592..., veja as hipóteses do modelo para abri-lo) = CHAVE, como aparece nas lendas mais e outras sobre as idades ou criações da Terra, sendo esta a Idade do Ferro, queira ver a mitologia.

                            Quando a moça tentou ser esperta mostrou-se boba, como afirmam o modelo, a dialética e o TAO que acontecerá. Os críticos tentam falar qualquer coisa de surpreendente, quando poderiam meramente gostar os filmes e apontar coisas boas.

                            OS VÁRIOS NÍVEIS DE MATRIX

1º) simples diversão, espetáculo visual;

2º) mudanças nas características dos filmes, com introdução de técnicas novas que estão impulsionando a economia cinematográfica, em termos de computação gráfica e outras;

3º) o desdobramento no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática);

4º) esse mostrado acima, o patamar que é interpretação segundo a RC;

5º) o central, aquele de onde está emanando o que fala pela boca dos irmãos W.

Ora, a pobre moça só viu o primeiro dos cinco, até porque o quinto = CENTRO é insondável, exceto muito de leve pela RC.

Vitória, quarta-feira, 05 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário