quarta-feira, 29 de março de 2017


Famílias que Servem

 

                            Os defensores das micro-atividades propagam que os micro-empresários e as micro-empresas constituem não só maioria absoluta, mas na última apresentação que li mais de 90 % da totalidade das empresas, o que não acredito, porque onde ficariam os pequenos, médios, grandes e gigantes, como soma? A Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas não aponta nessa direção e sentido.

                            Se não é tanto, deve ser bastante.

                            Entrementes, as microempresas são tratadas apenas como estatísticas e a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet) maior não trata deles, exceto a Rede Globo, profissionalmente, em Pequenas Empresas Grandes Negócios, de onde saiu uma revista, a PEGN.

                            Eles não são vistos pelos livros como casos que merecem ser contados, em várias geo-histórias que serão curiosas, através dos AMBIENTES (mundo, nações, estados, municípios/cidades), como vistos pelas PESSOAS (empresas, grupos, famílias e indivíduos) que protagonizaram os casos.

                            Seria bem legal se de todos os casos coletáveis de cada vez fossem selecionados alguns mais interessantes para mostrar sua formação, permanência, consolidação como micro ou ascensão a um patamar superior de existência e produçãorganização. Como os proprietários tiveram a idéia de fazer isso? Como se viraram para produzir o capital inicial? Quais as suas expectativas ou metas ou objetivos ou ambições? Como se organizaram familiarmente para manter o negócio? O que podem dizer após 20, 30, 40, 50 anos de participação? Como compram? Como vendem? Há milhares de perguntas que podem ser respondidas, vamos colocar assim, em livros com 10 casos de cada vez, publicáveis a cada seis meses, como se fosse uma revista corriqueira para os outros micros - que são, segundo eles e seus postuladores, muitos, portanto um público formidável potencialmente comprador – adquirirem em partidas de 100 para distribuir para parentes e amigos e clientes. Edições pequenas, coloridas, vistosas, cuidadas. Sendo muitas centenas de milhões no mundo, imagine o potencial. Empresarial, universal.

                            Vitória, sábado, 25 de outubro de 2003.

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