quinta-feira, 30 de março de 2017


Escola Van Helsing

 

                            Naturalmente as pessoas de dentro e de fora levam na brincadeira e na gozação, mas é esta Escola derivada daquele mesmo Van Helsing que outrora combateu Drácula na ficção dos vampiros e cujo nome, mais antigo que a sua tradução alemã, que é apenas do século XVII, remonta a milhares de anos, tendo variado conforme as línguas desde a Suméria e até de Jericó, sendo responsáveis os antepassados do Conde pelo fim de cidades antigas inteiras.

                            Dentre os inúmeros alunos alguns são selecionados e como na Escola de Superdotados Xavier, dos ex-Men eles vão primeiro para compartimentos secretos e depois até dependências retiradas, em outros lugares, onde passam por décadas de treinamento, após o quê são liberados para a caça, sendo esta, como é, empreendimento coletivo que mantém a saúde, a liberdade e a sanidade da humanidade à custa de muito sofrimento e doação, como se fosse um MIB, Men in Black, Homens de Preto. São também criaturas inteiramente dedicadas, mas não sem vida social, justamente pela necessidade de sondar a coletividade em busca dos vampiros que se ocultam sob outros disfarces. Assim, há uma caça dupla, dos vampiros pelos caçadores e dos caçadores pelas supostas presas. Embora com vida social eles não se envolvem muito com os demais mortais e quando o fazem acabam por sofrer, pois seus parceiros e parceiras são dizimados constantemente. Acumulam fortunas, que mantém a Escola-cover ou cobertura e seu caro estilo de vida, pois dependem da última tecnociência e uma vez liberados para a caça têm poucos anos de vida, exceto alguns mais afortunados ou mais espertos, procurando aproveitar ao máximo. Não são exatamente puros.

                            Reúnem-se de vez em quando e contam as histórias de vampiros, algumas bem antigas, quando a época é retratada na série (filme-piloto e uma sucessão), passando por todas as eras e coletividades do Velho e do Novo mundo, inclusive astecas, incas, etc., desde os alvores da civilização. Aparece até o futuro da presente data, quando os atuais caçadores estão envelhecidos – de modo que podemos ver todas as épocas retratadas, com ampla variação.

                            Cada episódio pode ser feito por um diretor diferente, como exercício de imaginação e de estilos. Muitos aceitarão, porque quase todos querem retratar Drácula, desde que de um ponto de vista mais maduro e menos infantilóide.

                            Vitória, sábado, 01 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário