sexta-feira, 31 de março de 2017


Três Quartos Não Prestam e a Coletividade Está Doente

 

Na série de textos em que investiguei a moradia e sua posição frente ao Sol, vimos que a coisa toda é muito complexa, porque o astro parece variar (a Terra oscila) 23,5º ao Norte e 23,5º ao Sul.

O certo seria todos os lares estarem voltados para nosso astro-rei.

Todos e cada um, planejamento muito cuidadoso – engenheiros, arquitetos, urbanistas, paisagistas mirando o equilíbrio humano, a harmonia da grande construção chamada humanização, o ato permanente de humanizar, de tornar humano no melhor sentido (pois é 50/50, tem o bom e o ruim), de civilizar, de urbanizar inclusive, mas segundo novas regras.

Pois, veja, só um lado está nessa situação favorável.

Significando que ¾ das construções não prestam, estão voltados para o Oeste (de costas) ou o Sul ou o Norte, não beneficiando as residências com os raios, os fótons que iluminam, e o calor que inclusive sara, cura o local, higieniza, como dizem nossos doutores. Deveríamos, por isso mesmo, ter urbanizadores-doutores, engenheiros-doutores, arquitetos-doutores, paisagistas-doutores, no sentido de médicos (psicólogos), duplas profissões muito valorizadas.

QUER SABER? DEVERÍAMOS TER DUPLAS PROFISSOS EM TODAS AS 26 TECNARTES

TÉCNICA-ARTE
ESCURIDÃO
TOTAL
Artes da AUDIÇÃO (2)
Músicas, discursos, etc.
2
Artes da VISÃO (9)
Poesia, prosa, pintura (a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings), desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos, vitrais), LABIRINTOS (jogos), etc.
11
Artes do OLFATO (1)
Perfumaria, etc.
12
Artes do PALADAR (4)
Comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.
16
Artes do TATO (10), sentido central.
Arquiengenharia, cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui – não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração (inclusive do corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc.), paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé), PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros sentidos, inclusive olfato com perfumes) etc.
26

DE FATO, você sabe, devem ser psicólogos e não médicos, pois construir cidades tem tudo a ver com a Psicologia geral. REALMENTE, tudo tem, tudo é psicologia-racionalidade no nível humano.

Se ¾ não prestam, a coletividade está acamada, a sociedade está mortalmente (tanto que está morrendo – as pessoas sequer veem) doente, estrebuchando.

AS PESSOAMBIENTES ESTÃO DOENTES (quase todo mundo pode ver)

AMBIENTES DOENTES.
Mundoente.
Nações doentes.
Estados doentes.
Cidades-municípios doentes.
PESSOAS DOENTES.
Empresas doentes.
Bairro estropiado.
Grupos doentes.
Quadra febril.
Famílias doentes.
Casa e quintal mostram o desajuste.
Indivíduos doentes.
Quarto espelha a enfermidade.

É só fotografar.

Aliás, deveriam fazer um livro de palavras e imagens, em PAL/I.

É horrendo, é deprimente; e tudo porque, entre outras coisas, os lares construtores das pessoambientes não estão voltados para o sol (calor/luz) e o Sol (estrela). Se desde o início alguém tivesse visto isso, não comportaríamos tantos males. Mas, os interesses do orgulho (poder, riqueza, beleza e fama) dos patrícios da Antiguidade, dos nobres da Idade Média, dos capitalistas-burgueses desde a Idade Moderna ao reservar para si as melhores porções (eles também não pensaram, também foram idiotas, fora as abençoadas exceções) condenaram o povo a se espremer de qualquer jeito dentro dos muros onde a forma de habitação foi moldada, colada casa com casa e de qualquer jeito, em qualquer posição quanto à iluminação-calor.

Resultado: penúria relacional = miséria da saúde. Demos no que demos, chegamos ao caos relacional atual, somos os filhos abandonados da geo-história. Os ricos vivem em casas boas, melhores que as nossas, mas não tão saudáveis quanto poderiam ser.

Resumindo, o mundo está pelo menos 75 % doente já à partida, ab ovo, desde o começo, desde o princípio, na instalação do novo lar.

Que fazer?

Construir novos condomínios com nova modelação.

E é mais de 75 % porque a segunda linha, além da primeira que está totalmente desimpedida, é sombreada pela primeira linha, a menos que se distancie; como existem prédios alto para abrigar tanta população, a linha de trás terá grandes sombras deles e para livrar-se teria de se colocar bem longe.

Como sempre, os ricos serão beneficiados primeiro, porém seu gasto de dinheiro beneficiará os demais, através do novo conhecimento psicológico-artístico.

Vitória, sexta-feira, 31 de março de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário