segunda-feira, 27 de março de 2017


Significado do Atlas de Toque

 

                            No texto Cartografia Nova (Livro 30) e em vários outros textos, falando do Atlas de Toque pude delinear o que, espero, serão esses instrumentos novos, pois são vários Atlas.

                            Antigamente, há apenas 300 ou 400 anos os Atlas ou mapa-múndi que agora foram vulgarizados e qualquer um pode consultar eram privilégio dos reis e pessoal da corte, especialmente os chefes militares, e até hoje as informações mais competentes são reservadas às forças armadas.

                            No artigo citado consegui listar do modelo sem pensar muito 25 grupos diferentes, subdivisíveis, cuja confecção requer no geral como no particular a presença e a ação de empresas gigantes, como a Microsoft, com patrimônio de 400 bilhões de dólares, porque a coisa é grande, mesmo. Faria o maior sentido os governempresas financiarem conjuntamente para as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo), porque é de fato uma nova Era cartográfico-jornalística e geográfico-histórica, algo não só impressionante como até por enquanto inconcebível, pois só à medida que for sendo feito é que teremos idéia de suas dimensões potenciais e depois reais.

                            Por exemplo, por fatores de 10, 100, 1.000 ou qualquer potência de 10 poderemos ir passando do individual ao mundial, do quarto do indivíduo à casa da família, à quadra, ao bairro, ao município/cidade e daí para cima, fazendo as contrações, o Mapa automaticamente adensando para possibilitar visão grupalizada, em qualquer sentido, digamos densidade (massa/volume) de uso de água de barragens em lavouras ou o que for, qualquer pedido imaginável, circunscritas as informações em atendimento de todo pedido. E, como sugeriu Gabriel, os mapas podem atingir o especialista, digamos o físico numa ponta de pesquisa & desenvolvimento teórico & prático. Os mapas coincidirão com o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) de início e até o induzirão, logo depois. Sem dúvida alguma a maior aventura humana de todos os tempos. Esse é o significado da construção do AT.

                            Vitória, segunda-feira, 20 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário