quinta-feira, 30 de março de 2017


Sentido de Comunidade

 

                            Como meu pai e minha mãe me criaram, eu adquiri um profundíssimo conceito de comunidade, de total integração, de doação mesmo de tudo e ao fim e ao cabo tornei-me anarco-comunista, com idéia de partilhamento integral.

                            Isso levou a que aos 49 anos nada possua, fora os livros, e nada tenha, fora a amizade de minha filha e do meu filho, e dos amigos, que são poucos. Enquanto as pessoas da minha idade têm carro, às vezes mais de um; casa, às vezes mais de uma; sítio, casa de praia, piscina, dinheiro no banco, facilidade de viajar e outras comodidades, nada tenho, fora dívidas.

                            Mas gosto imensamente mais do modo como me criaram do que das alternativas que posso pensar, inclusive aquela de ter tido muitos recursos. Isso me permitiu pensar o mundo largamente PARA FRENTE e não para trás, como se fosse só para mim e os meus, os que julgo próximos. Creio que houve alguma virtude nessa criação e reputo meu pai e minha mãe como autênticos sábios, com sua pouca formação em termos educativos. Instilaram isso em todo mundo, ainda que depois a crueldade do mundo tenha provocado divergências.

                            Posso ver que é um valor positivo desde quando identifiquei que o futuro é dado pela quantidade e qualidade de soluções, que vem da quantidade e qualidade de problemas que são abraçados, que aparecem quanto pretendemos abarcar mais gente no projeto, o que depende de nossa consciência da largura da sociedade ou das associações possíveis; como me passaram esses valores, tenho consciência plena de que devo envolver todo o planeta nos meus projetos, desde que entenda que vá beneficiar.

                            Assim, o grande amor deles teve grande serventia.

                            Pude dar um “refresco”, como diz o povo. Esse retardamento do crescimento, de 30 anos, possibilitou colocar o que considero agora a perspectiva correta, de que há muitas coisas além das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e até além dos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo). Há uma infinidade de construções possíveis. Não fosse aquele alargamento proporcionado por dois abençoados hoje eu teria só para mim e poucos mais, em vez de possuir uma belíssima chance de fazer muito, para todos e cada um, se tal me couber.

                            Vitória, domingo, 26 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário