quarta-feira, 29 de março de 2017


Manuais em PAL/I

 

                            Após o lançamento do Office 97 (Escritório 97, em inglês) a Microsoft uniu-se com a Perspection e a Berkeley para lançar vários manuais (do Office, do Excel, do Word, do Front Page, de cada um dos produtos). Comprei os livros referentes ao Office, ao Access, ao Word e ao Excel, por exemplo, Microsoft Excel 97 Sem Mistério (a maneira mais rápida e fácil de encontrar respostas), São Paulo, Microsoft, 1997.

                            Os manuais mais recentes deram grandes saltos, especialmente estes, que associam bem as palavras às imagens, mas não perfeitamente, não tanto quanto o modelo sugeriu na junção de palavras e imagens em palavrimagens ou PAL/I (que parece a língua páli indiana – “Antiga língua de Magadha, que precedeu o sânscrito mais refinado. As escrituras búdicas são todas escritas nessa língua”, segundo Helena P. Blavatsky, Glossário Teosófico, São Paulo, Ground, s/d, original de 1892).

                            Todo mundo sabe a dificuldade de aprender através de manuais. Deve-se ter grande dedicação, continuada atenção, persistência, constância de vontade. De fato, quer ver uma pessoa (exceto 2,5 %, diz o modelo) ficar desconcertada basta dar-lhe um manual, que no entanto é feito para des-complicar.

                            Se o modelo não estiver errado, isso se dá porque as palavras não são perfeitamente associadas às imagens. Por exemplo, o manual de Excel citado diz: “1. Dê um clique no menu Exibir e aponte para Barras de ferramentas” e mostra uma imagem onde aparece o número 1. Isso é bom, mas não é perfeito, não é excelente. Seria preciso a cada PALAVRA SIGNIFICATIVA (menu, exibir, barra de ferramentas) exibir logo em seguida o ícone ou imagem ou superfície ou exterior ou quadro: o geral, todo, e o particular, a fração apontada, digamos MENU, pois não se trata de ensinar quem já sabe e sim quem não sabe, e quem não sabe deve ser suposto começando do zero. Ou seja, PALAVRA imediatamente associada a IMAGEM, pois o par polar oposto/complementar forma um todo indissolúvel. Palavras não podem estar separadas de imagens, umas de um lado e outras de outro. Elas formam um todo, uma só coisa.

                            Só quando isso for compreendido é que faremos os melhores manuais e eles irão ensinar com uma facilidade estonteante, pois de um lado teremos 2,5 % que entenderiam apenas as palavras, do outro 2,5 % que perceberiam tudo somente com imagens e no centro em diferentes graus 95,0 % que serão atendidos em PAL/I. Desse jeito todos entenderão.

                            Assim e só assim.

                            Gostaria de ver o primeiro exemplar.

                            Vitória, segunda-feira, 27 de outubro de 2003.

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