quinta-feira, 30 de março de 2017


Escola Virtual de Política

 

                            Não há, ao que eu saiba, uma Faculdade de Política, embora haja cursos de pós-graduação sobre ela - mas a política é um dos elementos centrais de nossa existência. Seria preciso ajudar aos políticos, para que eles nos ajudem mais ou não atrapalhem. Dado que os governos são três (com os governantes do Executivo, políticos do Legislativo, juizes do Judiciário), seria preciso preparar elementos de amparo.

                            APOIO DO CONHECIMENTO

·       Amparo dos magos

·       Amparo dos artistas

·       Amparo dos teólogos

·       Amparo dos religiosos

·       Amparo dos filósofos

·       Amparo dos ideólogos

·       Amparo dos cientistas

·       Amparo dos técnicos

·       Amparo dos matemáticos

Por outro lado, os políticos também devem ter assessores que lhes dêem informações abalizadas, confiáveis, sobre cada um dos modos acima, sobre os governempresas, sobre as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo), sobre a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos), sobre a Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) e sobre tantas coisas que fazem o complexo mundo atual. Já pedi que na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, ALES, fosse constituído um grupo de 50 mestres e 50 doutores. Há todas essas coisas que o modelo mostrou ser a Árvore do Conhecimento e as bandeiras e chaves que abrem o universo e que nenhuma pessoa sozinha pode conhecer de modo a ser eficiente de fato. Só o coletivo pode aperceber-se de tudo.

Além da Escola Real de Política (de endereço real, ERP) deve haver essa outra Escola Virtual de Política (de endereço virtual, EVP), como uma espécie de ensino à distância, desde a universidade, em nosso caso a UFES, Universidade Federal do ES, para treinar pretendentes a prefeitos e vereadores, deputados estaduais, governadores, deputados federais e senadores. Isso faria o ES dar saltos.

Vitória, quarta-feira, 05 de novembro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário