terça-feira, 28 de março de 2017


Do que Trata a Sociologia?

 

                        Os sociólogos estão aí falando há bastante tempo, mas tanto na minha quanto em qualquer uma, inclusive nas bibliotecas públicas os livros de Sociologia ficam marginalizados, quando na realidade são tão importantes no modelo, pois no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), em particular na pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6) a Sociologia ocupa importante posição, dado que está na Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias - pelas perguntas dos jornalistas: quem, por quê, com quê, como e quandonde?), elemento central de estudo da racionalidade.

                        A Sociologia geral trata da ORGANIZ/AÇÃO, ato permanente de organizar o espaçotempo ou geo-história das psicologias ou almas ou racionalidades. Organização das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e dos AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundos). Ora, há muito a dizer sobre a organização das bandeiras e das chaves do modelo, digamos dos sete modos de ser: como se organizam o povo, as lideranças, os profissionais, os pesquisadores, os estadistas, os santos/sábios e os iluminados?

                        Por quê o povo é ineficiente em se apoderar dos produtos dos conjuntos? Por quê ele se organiza mal? Por quê é incapaz de se organizar competentemente? Por quê os do povo não conseguem ter o mínimo de ligação que os faça eficientes no apossamento dos recursos coletivos? Por quê as desconfianças vencem as confianças? Por quê não tem havido condições de promover o melhoramento GRUPAL do povo? Por quê só se destacam valores populares (como o Popó, do boxe brasileiro), que são levados a posições de elite, e não acontece movimento que abarque um número considerável de pessoas?

                        Veja, há milhões de perguntas a fazer e a Sociologia, como pesquisa & desenvolvimento teórico & prático psicológico é das disciplinas mais interessantes que pode haver. Não obstante, como é que ficou marginalizada? É evidente: o acionamento CORRETO e indagador PROFUNDO da Sociologia é potencialmente perigoso para as burguesias nacionais. Pode ser profundamente desestabilizador. É um perigo iminente para os terratenentes e pode incomodar barbaramente as elites.

                        Eis porque é mantida como seção desinteressante das estantes: porque não publica quase nada mesmo de visceralmente interessante. É um nada consta, fora as exceções de sempre. Fora as exceções a Sociologia não trata de nada interessante.

                        Vitória, domingo, 26 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário