quarta-feira, 29 de março de 2017


O Que Veio da África

 

                            A África deve ser entendida como três:

·       África do Norte, árabe ou muçulmana;

·       África central, realmente negra;

·       África do Sul, país de 1.223.201 km2, população de 43,8 milhões (2001), dos quais apenas 12 % (5,3 milhões) são descendentes de europeus (holandeses, de alemães, de franceses, de ingleses), mas detém grande parte da riqueza e do Conhecimento.

O que veio, está vindo, virá da África?

Devemos concluir que pouco.

Devemos contar na África antiga o Egito e sua poderosa civilização, mas isso cessou com a morte de Cleópatra, descendente branca dos ptolomeus gregos, em 30 antes de Cristo. Então o Egito morreu para a civilização, conquistado que foi pelos romanos, e nada mais produziu de notável, sendo depois cristianizado e islamizado, em seguida a 632.

Que é que do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral vem de lá e em especial da pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6)? Em que os africanos tocaram as bandeiras e chaves do modelo? No que os governempresas de lá contribuem? Em que as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações – em si só um mundo africano de 53 países em 30,3 milhões de km2, com mais de 810 milhões de habitantes em 2001) alteraram as concepções do mundo?

Devo dizer que os africanos têm sido indolentes como conjunto e em quase nada vem contribuindo para os avanços e progressos do mundo. Se fosse haver um Juízo Final o quê alegaríamos em seu favor? Como modificaram os últimos cinco séculos as (até agora identificadas) 22 tecnartes? Em que ajudaram a modificar a percepção humana de mundo? Em quase nada, essa é a verdade, frente ao que fizeram os outros continentes, em particular a Ásia e a Europa nos últimos dez mil anos, e a América nos quinhentos mais recentes. Até os australianos, que sozinhos eram em 2001 (sempre dados do Almanaque Abril 2002, São Paulo, Abril, 2002) 19,2 milhões em 7,7 milhões de km2, se descontarmos a África do Sul, fizeram mais. Que titica de gente, meu Deus.
Vitória, segunda-feira, 27 de outubro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário