Propaganda Econômica
Como já vimos, o
arrastamento econômico vem da propaganda (veja Livro 46, Que Gastos São Multiplicativos?).
Aliás, qualquer
arrastamento vem da propaganda.
Depois, pensando
nisso, vi que pela Rede Cognata arrastamento = PROPAGANDA = PATENTE = POTÊNCIA
= INTELIGÊNCIA = PROTEGENDO, etc. (veja Livro 2, artigo Rede e Grade Signalíticas)
COMO PODEMOS VER
·
Arrastamento
= STMNT = PPGND (vá fazer o dever de casa)
·
Propaganda
= PPGND = PTMND = O/0.PPTMNT = 0RR0.PPTMNT
Quem poderia pensar uma coisa dessas?
Assim, não apenas é lógico como é
autorizado pela tradução cognata. Duplamente posto, podemos pensar que há
arrastamento socioeconômico e psicológico (arrastamento psicanalítico ou de
figuras, arrastamentos de psico-sínteses ou de objetivos, arrastamento
econômico ou produtivo, arrastamento sociológico ou organizativo, arrastamento
geo-histórico ou espaçotemporal) geral.
Enfim, tudo se resume em fazer
propaganda.
Para atrair PESSOAS (indivíduos,
famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e
mundos) para nossos objetivos devemos fazer propaganda deles. Para vender
produtos, propaganda. Para tornar vitoriosas as organizações, propaganda. Então,
podemos aplicar a ela a prateoria da evolução/revolução/reevolução ou
avanço/salto/reavanço. Quer dizer, as propagandas são processobjetos que estão
em evolução, em busca de aptidão ou futuro ou descendência, e sobrevivem na
luta as propagandas mais aptas e as agências mais capazes, que promovem a
posteridade de maior massa de objetos e processos.
Dizer aos propagandistas que eles são
o centro (como os bancos, como as matemáticas, como os burocratas, etc.)
através do qual é bombeado o info-controle ou comunicação a todo o corpomente
socioeconômico irá talvez torná-los orgulhosos, bobos, mas que fazer? Alguém
irá mesmo estar no centro. Isso é tanto bom quanto ruim porque, se os enobrece
também os torna alvo de cobiça e de interesse de supercontrole por parte dos
governempresas.
Vitória, sexta-feira, 24 de outubro de
2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário