Prateoria da Propaganda
Já definimos que (no
artigo deste Livro 46, Que Gastos São
Multiplicativos?) no coração da Economia (agropecuária/extrativismo,
indústria,s comércio, serviços e bancos) está a Propaganda geral (em
correspondentes cinco tipos diferentes). É esta que provoca o “arrastamento
econômico”, na realidade “arrastamento socioeconômico”, mais perfeitamente ainda
“arrastamento psicológico”, e não a Economia em si mesma, que é meramente a
criação dos produtos.
Assim sendo, a
Propaganda deve ter CINCO RESPOSTAS para cinco perguntas S/E e daí definir
CINCO ALMAS ECONÔMICAS para cinco empresas gerais (a que deveriam corresponder
nos governos CINCO DEPARTAMENTOS sociais e econômicos, com gente
especializada). Daí CINCO FIGURAS e cinco objetivos, no que tange à produção e
à organização.
TUDO NÃO PASSA DE
PROPAGANDA.
AS
RELAÇÕES DE PROPAGANDAS (A para B conta separado de B para A)
PESSOAIS
|
AMBIENTAIS
|
Indivíduos
|
Municípios/cidades
|
Famílias
|
Estados
|
Grupos
|
Nações
|
Empresas
|
Mundo
|
Assim, devemos ter propaganda do
indivíduo em relação a todos os outros sete, e assim com cada um, de modo que
são 56 as permutações, daí uma quantidade equivalente de departamentos de
propaganda ou divulgação. Hitler (Adolf, austríaco, 1889 a 1945) estava certo
em supervalorizar a informação com Goebbels (Paul Joseph, alemão, 1897 a 1945),
seu ministro da propaganda, mas pelos motivos errados, escravizar os outros.
Como no caso dos sofistas, destroçados por Sócrates, cujo estudo preventivo
teria proporcionado afastamento em relação aos políticos, o estudo aplicado da
Propaganda teria beneficiado a humanidade, não fosse a intrusão dos nazistas.
As propagandas, despidas do seu lado bom, foram a seguir usadas para o mal,
beneficiando apenas os produtos das economias.
Não é àtoa que se diz que “a
propaganda é a alma do negócio”, pois é mesmo, corpo e alma, pois a propaganda
nada mais é que informação, mesmo quando distorcida. Poderíamos então falar de
PROPAGANDA FIEL e de PROPAGANDA DISTORCIDA, infiel ou falsa, usando subterfúgios
para enganar o receptor. A propaganda que usemos não precisa ser infiel. Existe
a boa propaganda, também.
A prática ou desenvolvimento e a
teoria ou pesquisa da divulgação deve, conseqüentemente, para acomodar-se ao
modelo, distribuir-se em leque, segundo esses novos moldes. Já falei no modelo,
nas posteridades, nas ulterioridades, nas idéias, nas patentes e nos livros
várias vezes da Propaganda, em geral contra aquela propaganda ruim, que engana
ou tentar enganar as pessoas e os ambientes. Essa é detestável e criminosa.
Agora, a outra, a que deve mirar a
Nova Psicologia, a Nova Alma, o Novo Ser Humano, essa é positiva e tratável.
Já que o coração da Economia é o Banco
geral, que bombeia info-controle ou IC ou informação-comunicação, a Propaganda
deve se apoiar nele e nos outros corações, quer dizer, numa Prateoria do
Bombeamento, que, por incrível que pareça, está ligada à termomecânica e à
hidráulica, ao movimento dos fluídos, porque a informação-controle também flui
e entra em turbilhonamento, tal como a água e outros fluídos.
Desse modo, a P/T da Propaganda diz
respeito à engenharia dos fluídos, hidromecânica (para não falar em
hidrodinâmica) e à física dos fluídos, fluidomecânica, chamemos assim.
Como fazer chegar
informação-e-controle aos pontos terminais dos conjuntos, a cada indivíduo, e
como fazer que certos objetos e processos julgados desejáveis e preferenciais
se destaquem? Essa é a pergunta geral.
Vitória, sábado, 18 de outubro de
2003.
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