domingo, 5 de março de 2017


Detetives Psicológicos

 

                            Naturalmente o que os detetives combatem nos bandidos são suas mentes e não seus corpos.

                            Veja o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), nela a pontescada tecnocientífica, da qual faz parte a pontescada científica: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6.

A PSICOLOGIA/P.2 É COMPOSTA DE (com as perguntas dos jornalistas): figuras ou psicanálises (quem?), objetivos ou psico-sínteses (por quê?); produções ou economias (com quê?); organizações ou sociologias (como?); espaçotempos ou geo-histórias (quando? - e onde?).

                            Então, quanto os detetives estão combatendo as mentes que combatem o sistema, eles querem saber OS OBJETIVOS, AS PRODUÇÕES, AS ORGANIZAÇÕES, AS GEO-HISTÓRIAS DAS FIGURAS, isto é, dos agentes ou quaisquer conjuntos pessoambientais, sejam estes combatentes políticos ou a-políticos (ladrões ou enfrentadores do sistema ideológico, respectivamente). O que pretendem os julgados não-normais, os que fogem aos padrões de dominação e info-controle? Quais seus desejos “a-normais”? Quais as suas metas ou modelos de vida? Com o quê vivem? Como se organizam para produzir a anormalidade?

                            Acontece que, se são julgados anormais, deixam RASTROS CORPORAIS e RASTROS MENTAIS ANORMAIS, sub ou supernormais, que seria preciso rastrear, identificar. Há TODA UMA ÁRVORE DE ANORMALIDADE, a começar pelas ligações com as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e com os ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) que podem ser seguidos, que podem ser mapeados através da constituição de MAPAS DA ANORMALIDADE com ÍNDICES DE ANORMALIDADE, através de tensões que deixam na rede, sob a condição de preparar uma quantidade de quesitos.

                            Nessa altura as perguntas não têm sido feitas pelas academias ou universidades, que fazem sempre perguntas muito baixas, até porque o Conhecimento se recusa a ajudar os policiais, deixando a cargo deles essa busca, menos nos países de primeiro mundo onde os “detetives médicos” mostrados pelo Discovery atuam. Ora, se são psicologias que são seguidas, É A RACIONALIDADE QUE DEVE SER MIRADA, primordialmente. A racionalidade pode ser equacionada tecnocientificamente.

                            Vitória, quinta-feira, 24 de julho de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário