O Que é a Propaganda!
No mesmo Conhecer (vol. 4, p. 775) diz-se:
“Marrom, amarelo,
vermelho-laranja, contrastando com sombras pretas, púrpuras, azuis: eis o
deserto Pintado do planalto do Colorado, por onde corre o rio no Grande Canyon,
cortando rochas sedimentares de cerca de 1.500 metros de altura. A temperatura
e o vento esculpiram nas paredes da rocha uma grande variedade de picos em
forma de castelos, catedrais, navios, fortalezas. Atualmente, o Grande Canyon é
Parque Nacional e seus 273 km2 podem ser visitados com relativo
conforto”.
Creio que quase todas
as pessoas no mundo conhecem o Grande Canyon, de tanto que ele apareceu em
filmes, documentários e divulgações turísticas americanas, ao passo que,
relativamente, podem ser contados nos dedos os que conheçam de ouvir falar, e
muito menos de visitar, a reserva biológica estatal de Sooretama, de 240 km2,
e a privada da CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), de 220 km2,
respectivamente 88 e 81 % do Grande Canyon. Ficam no ES, em Linhares, juntas
perfazendo um por cento do território capixaba. Por si mesmas são maiores que
muitos municípios capixabas, por exemplo, do que Vitória, cuja ilha tem somente
80 km2, 1/3 da área de Sooretama.
Veja só como a
propaganda realmente é a alma do negócio? Do negócio das PESSOAS (de
indivíduos, de famílias, de grupos e de empresas) e de AMBIENTES
(municípios/cidades, estados, nações e mundo), inclusive do Brasil e do
Espírito Santo e de Linhares. Pois só no ES temos o equivalente em área a DOIS
Grande Canyon. E ninguém sabe sequer disso.
Vitória,
terça-feira, 15 de abril de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário