sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017


Alinhando as Eras e os Períodos Astronômicos

 

12 CONSTELAÇÕES EM 360º, 30º PARA CADA

Zodíaco
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zodíaco (do latim zōdiacus, por sua vez do grego antigo ζωδιακός κύκλος, transl. zōdiakós kýklos, "círculo de animais", derivado de ζώδιον, transl. zōdion, diminutivo de ζον, zōon, "animal") é uma faixa imaginária do firmamento celeste que inclui as órbitas aparentes da Lua e dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. As divisões do zodíaco representam constelações na astronomia e signos na astrologia.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Zodiac_pan1.jpg
Panorama de 360º com as constelações sobrepostas ao céu noturno.
O zodíaco da astronomia
Chama-se de zodíaco o conjunto de constelações ao longo da eclíptica (o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano). As 13 constelações que compõem o zodíaco, pela divisão feita pela União Astronômica Internacional em 1930, são:[1][2]
Período de Passagem
Dias de permanência do Sol
Estrela mais Brilhante
19 de abril a 13 de maio
25 dias
14 de maio a 19 de junho
37 dias
20 de junho a 20 de julho
31 dias
21 de julho a 9 de agosto
20 dias
10 de agosto a 15 de setembro
37 dias
16 de setembro a 30 de outubro
45 dias
31 de outubro a 22 de novembro
23 dias
23 de novembro a 29 de novembro
7 dias
30 de novembro a 17 de dezembro
18 dias
18 de dezembro a 18 de janeiro
32 dias
19 de janeiro a 15 de fevereiro
28 dias
16 de fevereiro a 11 de março
24 dias
12 de março a 18 de abril
38 dias
O zodíaco da astrologia
O conceito de zodíaco tem interpretações diferenciadas nas astrologias ocidental, chinesa e védica.
Na astrologia ocidental, o Zodíaco é representado como uma circunferência onde estão colocados os planetas da forma como se apresentavam no céu no momento do nascimento do assunto estudado (que pode ser uma pessoa, cidade, país etc.) — o mapa astrológico da pessoa ou evento.
Os 360° (graus) da circunferência estão divididos em doze signos zodiacais (Áries ou Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer ou Caranguejo, Leão, Virgem, Libra ou Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) e cada um é regido por um planeta/astro (Marte, Vênus, Mercúrio, Lua , Sol, Mercúrio, Vênus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, respectivamente).
Eras Astrológicas
 
A expressão "Era de Aquário" ou Nova Era tem sido bastante divulgada nos últimos anos, e tem origem no chamado Grande Ano, um ciclo evolucionário que acompanha a humanidade.
O Grande Ano é uma sucessão de Eras geradas pela Precessão dos Equinócios - uma diferença de ajuste no ciclo anual que leva a cada 72 anos ao ponto inicial está situado 1 grau antes no círculo zodiacal, de forma que o ponto inicial vai retrocedendo, e a cada 2.000 anos aproximadamente retrocede um signo inteiro. A transição entre estas Eras não é bem definida, seus começos e fins se mesclam, mas os períodos têm características bastante evidentes que moldam a história da humanidade:
Era de Câncer: 8000 a 6000 a.C.
Durante este período se estabeleceu o culto à Deusa Mãe, o cultivo agrícola programado, a construção de residências familiares e estabelecimento de linhagens, tudo isto ligado à faixa de Câncer, que rege família, fertilidade, nutrição, casa, hereditariedade.
Era de Gêmeos: 6000 a 4000 a.C.
Durante este período se estabeleceram a escrita, os registros da história, o comércio internacional, eventos ligados à temática de Gêmeos, que rege comunicação, línguas, escrita, bibliotecas, escolas.
Era de Touro: 4000 a 2000 a.C.
Marcada por construções em pedra de nível nunca antes alcançado (as pirâmides, por exemplo), estabelecimento e cunhagem de moedas para o comércio, o culto aos touros em todo o Oriente Médio, esta Era reflete a fase humana ligada à simbologia taurina: estabilidade, finanças, produtividade.
Era de Áries: 2000 a.C. ao Nascimento de Cristo
A agressividade, militarismo, conquista e atividades físicas desta era são percebidas na evolução das cidades estado gregas em direção à democracia, na ascensão e queda do Império Romano tão bem relacionado ao deus Marte, no estabelecimento de grandes exércitos e da arte da estratégia militar, no estabelecimento dos Jogos Olímpicos. O signo de Áries rege armas, ferramentas, metalurgia, esportes, exércitos, cirurgias.
Era de Peixes: Nascimento de Cristo a 2000 d.C.
Profundamente ligado ao misticismo, fé, sacrifícios e assistência social, o signo de Peixes predominou nesta Era e ao final do Império Romano a fé cristã se espalhou por todo o mundo conhecido, praticamente toda a arte tinha motivos religiosos. Outras religiões não cristãs também tiveram tempos áureos, numa demonstração de que predominava a busca mística da humanidade com seus elevados preços, pois várias guerras por motivos religiosos ocorreram, sendo que a perseguição dos judeus na Segunda Grande Guerra foi o sacrifício final desta Era.
Era de Aquário: 2.000 d.C. a 4.000 d.C.
Desde o ano de 1950 a humanidade não é mais a mesma. O signo de Aquário rege a tecnologia, e ao mesmo tempo o resgate da sabedoria antiga, o computador ao lado da arqueologia, uma mescla intrigante que parece excêntrica, mas hoje faz muito sentido. A excentricidade é uma constante aquariana, e se vê no fenômeno hippie dos anos 60, mas outras características aquarianas estão mais evidentes: a globalização, a aceleração da história, a busca dos conhecimentos ocultistas antigos, a conquista do espaço, o direcionamento a ver a humanidade como um todo ao invés de países isolados. Nos últimos 50 anos evoluímos o equivalente a 1000 anos de história, em parte devido à tecnologia e à velocidade de comunicação, mas em parte devido à maturidade do homem, que está gradualmente passando a deixar de olhar para si mesmo e olhar para o conjunto dos homens.
 
© Copyright 2001-2005- Gen. Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados


Não é precisamente 2,0 mil anos, com tantos zeros, mas vamos contar que seja para a exposição seguinte.

Vi na Internet que a próxima era de Aquário, independentemente de em que ano se situe o começo, é chamada de Era do Espírito Santo.

DISSO PODEMOS DEPREENDER O EMPARELHAMENTO

ERA ASTROLÓGICA.
FASE (milhares de anos).
ERA RELIGIOSA.
De Áries/Carneiro.
-2,0 a 0.
De Deus (representações de carneiros eram constantes no Egito). Foi a saída de Abraão de Ur.
De Peixes.
0 a 2,0.
De Cristo (ele era chamado Cordeiro de Deus e vivia desenhando peixes).
De Aquário.
2,0 a 4,0.
Do Espírito Santo.

ALINHAMENTOS

1.       Deus-Carneiro;

2.      Cristo-Peixe;

3.      ES-Aquário.

Não é tudo tão curioso?

Será que poderíamos alinhar também a geo-história humana e as representações míticas a Touro, Gêmeos, Câncer e outros? Quer dizer, nas eras as representações pictográficas seriam dominantemente aquelas dos signos astrológicos? Isso corresponderia a pressão externa, extra-humana.

Vitória, sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário