Percepção Sob Demanda
No livro O Que é Psicologia, 17ª edição, Rio de
Janeiro, José Olympio, 1989, de Richard H. Henneman, ele diz, p. 13:
“Os filósofos da
escola rival – o racionalismo alemão – opunham-se à maioria das idéias dos
empiristas. Menosprezavam o papel da percepção sensorial como a principal fonte
das idéias e conhecimentos, afirmando que a mente humana tem a capacidade inata
de gerar idéias independentemente da estimulação ambiental”.
Não é uma
coincidência que ao chegar diante de uma casa eu gere a idéia independentemente
da existência dela, mas não antes de vê-la? E que ao abrir a porta eu vá
gerando a idéia de corredor, de sala, de quarto, de cozinha, de banheiro, de
área de serviço e de todo lugar que de fora eu era incapaz de gerar? E que
chegando à cozinha eu gere as idéias de móveis e ao abrir as gavetas (mas não
antes) eu gere as idéias dos objetos dentro delas? E que eu não consiga gerar de
dentro das casas nas quais eu nunca entrei as idéias de tudo que está lá
dentro? Por similitude com o vídeo on
demand (vídeo sob procura) eis aí a IDÉIA SOB DEMANDA ou procura, que nos
vem quando delas necessitamos, mas nunca quando não vemos ou não estamos
próximos daquelas coisas a que elas devem se assemelhar.
Claro, é pura
coincidência que eu gere independentemente a idéia de navio só na presença dele
e vá gerando as coisas de dentro dele só quando as cascas de fora são
retiradas. Como é que alguém, não digo fazer acreditar, porque a gente por
amizade acredita em tantas coisas, mas como é que alguém acredita nisso por sua
própria conta?
Daí podemos comentar
outras passagens do livro.
- A MENTE VAZIA DE JOHN LOCKE (p. 11): “O primeiro empirista,
John Locke (1632-1704) afirmava que a mente do recém-nascido era um espaço
vazio e que seu conteúdo – sensações, imagens e idéias – tinha como fontes
as impressões sensoriais do mundo externo obtidas através da percepção”.
Como a criança está emergindo no mundo no momento do nascimento e não pode,
por definição de instante zero do dar à luz, ter recebido impressões
externas, aparentemente Locke está certo. Entretanto, devemos pensar que o
bebê ficou, digamos, nove meses, 9 x 30, uns 270 dias na barriga da mãe e
desde cedo recebeu impressões variadas, das quais não vem vazio,
exatamente. Claro, não ouviu pelo ouvido palavras, mas tem sensações
variadíssimas – devemos aceitar isso. Depois, consideremos que não é precisamente
tabula rasa, o modelo o diz; vem com a micropirâmide (campartícula
fundamental, subcampartículas, átomos, moléculas, replicadores, células,
órgãos, corpomentes) já montada, começa como indivíduo, tudo aquilo já
está pronto. A forma humana de corpo já vem pronta, as reações possíveis
de aprendizado também. Vem prontas as estruturas perceptivas, a capacidade
humana de aprender e ensinar os conceitos (ou como se daria a absorção da
língua?). Vemos que Locke está parcialmente certo, mas também errado. A
mente do recém-nascido não é vazia, a menos que digamos que de palavras, o
que por definição será. Para raciocinar assim ele não precisava de
conhecimento de biologia molecular, nem de nada que estivesse 300 anos no
futuro.
- CLASSIFICAÇÃO (p. 4): “Muito freqüentemente o
psicólogo, o psiquiatra e o psicanalista são apresentados como uma e a
mesma pessoa.1 (1) O psicólogo profissional geralmente possui o
grau de doutor em Filosofia (Ph.D.) e pode desempenhar um grande número de
atividades, tais como as relacionadas na última parte deste livro. O
psiquiatra é um médico que trata de pacientes com perturbações mentais.
Psicanalista é a denominação aplicada ao psiquiatra ou ao psicólogo adepto
dos conceitos e teorias de Sigmund Freud, ou que segue os métodos de Freud
no diagnóstico e tratamento de pacientes”. Bom, o modelo resolve tudo
isso. Conhecimento:
Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e
Matemática. Ciência: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3,
Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6. Técnica: Engenharia/X1,
Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4,
Astronomia/X5, Discursiva/X6. Veja que estão marcadas em azul a ciência
(técnica alta, Psicologia, uma família ou grupo ou conjunto de
psicologias) e a técnica (ciência baixa, grupo ou conjunto ou família de
psiquiatrias). Psicologia: psicanálise (figuras),
psico-síntese (objetivos), economia (produção), sociologia (organização),
geo-história (espaçotempo). Veja como ficou fácil, transparente,
identificar as relações!
Repare que os que estudam os
corpomentes ou psicologias ou almas ou racionalidades estão atrasados, em
relação ao modelo.
De atribuírem a percepção à demanda
ideal pelo sujeito sozinho, em solipsismo, até a posição oposta transitam,
balizando sempre, batendo à esquerda e à direita, chocando-se com os extremos,
oscilando terrivelmente entre os pares polares opostos/complementares, sem
qualquer combinação deles.
E pensar que se passaram 130 anos
desde quando Wundt (Wilhelm, fisiologista alemão fundador da psicologia
experimental, 1832 a 1920, 88 anos entre datas, média de vida em 1876 + 150 =
2026) apresentou suas teorias inicialmente. Alguma coisa está errada aí.
Vitória, terça-feira, 10 de junho de
2003.
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