quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017


Aula de Arqueologia

 

                            Os cineastas e os estúdios deveriam inaugurar uma série, na seqüência de Indiana Jones, misturando realidade e ficção, a cada filme da série sucedendo-se a aula propriamente dita, em episódios duplos de 2 x 40 minutos, metade para cada propósito, de tal forma que à aventurosa vida do arqueólogo fictício se seguissem as explicações, mostrando os objetos reais, vistas explodidas deles, computação gráfica, 3D (três dimensões) e RV (realidade virtual), fotos, cuidados inerentes à pesquisa, os objetos usados, os textos disponíveis, filmes relacionados, documentários, entrevistas, aulas, tudo a respeito da Arqueologia.

                            Onde os museus a visitar, onde há cursos nas universidades, os sítios de Internet, os professores eméritos e os divulgadores, as grandes descobertas, a grande aventura geral da Arqueologia, as buscas antigas e as recentes, o valor dos objetos (cultural e monetário), os custos da investigação de campo, os patrocinadores públicos e particulares, o tempo que leva para burilar as peças e recompô-las, os programas de computador, como começou tudo, as perspectivas para o futuro (há quem imagine que nada há mais a descobrir), como encomendar réplicas, onde há cursos por correspondência, onde universidades abertas que oferecem formação à distância, a mídia associada, os arqueólogos amadores que já descobriram algo, etc.

                            O objetivo é atrair tanto amadores quanto os que estejam dispostos a passar pela demorada formação oficial.

                            Como é fácil de pensar, o mundo move muitos bilhões de toneladas de terra e areia com o passar do tempo, havendo inúmeros estratos a desenterrar, tanto na arqueologia quanto na paleontologia. A coisa não terminou, longe disso, e penso que necessariamente há muito a tirar do solo, a gente estando num platô relativo à primeira subida, nada mais que isso.
                            Vitória, segunda-feira, 28 de abril de 2003.

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