quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017


A Qualidade do Líder

 

                            Na Rede Cognata líder = QUALIDADE.

                            Quais são, então, as qualidades do líder?

                            Devemos recorrer à Psicologia (figura ou psicanálise, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) do Líder – em maiúscula conjunto ou grupo ou família de líderes. Ou seja, precisamos de uma LIDERANÇA COMPARADA, que já foi feita em ponto menor, mas não ao estilo de esgotamento do assunto do modelo.

                            Como é a Figura do Líder? Como ele se veste, qual seu biótipo, quais os trejeitos, quais as suas falas, o que compra, o que vende, qual a sua mensagem? Quais os objetivos dos líderes? O que pretendem fazer? Quão cedo se fixam em suas metas? O que firmou neles aquelas decisões inabaláveis? Quão inabaláveis elas são? Que voltas dão os líderes para cumprir suas finalidades?

                            Evidentemente, se pudermos saber quais as características dos líderes saberemos reconhecer nos sinais apresentados os distintivos elementos de composição da presumida personalidade líder, o que pode ser bom para as forças armadas, a Administração geral, a Política, o Governo, a Empresa, e tudo mesmo, nos sete patamares do fazer: povo, lideranças, profissionais, pesquisadores, estadistas, santos/sábios, iluminados. Pois existem líderes entre os estadistas, os estadistas mais afoitos, mais firmes, mais audaciosos, que se projetam da massa.

                            Então, é da maior importância saber como os líderes se parecem externa e internamente (o que vai ser manifestado por suas falas e escritos). Quão confiáveis eles são? O modelo diz que existem quatro tipos, dois voltados “para o bem” e dois voltados “para o mal”, esquerda e direita, não sei qual é qual.

                            Vitória, domingo, 23 de fevereiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário