segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


A Árvore do Modelo

 

                            Como já disse, na Rede Cognata árvore do modelo = ÁRVORE DE NATAL. Só que esta, feita geralmente de pinheiro (até as imitações), tem a forma de um triângulo isósceles (dois lados iguais) em sua seção reta vertical e de múltiplos círculos na seção reta horizontal. É quase um cone.

                            Classicamente podemos ver um pé (que liga ao chão e onde a árvore de natal se apóia) na parte mais larga, a base, ao passo que a AM começaria pela parte mais estreita, separando-se depois, o Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), abrindo-se na pontescada tecnocientífica, em especial a pontescada científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5, Dialógica/p.6).

                            A AM apresentaria quatro galhos, correspondendo aos quatro vértices do quadrado, mais um eixo central referente à Matemática. Cada galho teria uma parte superior referente aos conhecimentos altos e uma parte inferior alusiva aos conhecimentos baixos.

                            Digitando-se no teclado, falando quando for possível ou clicando com o mouse num determinado ponto ficaríamos sabendo sobre aquela disciplina, quais lhe são próximas, o nível correspondente nos outros modos de conhecer, o que estudar nas adjacências, quais lhes seriam superiores e inferiores hierarquicamente, conforme a quantidade e as potências explicativas gerais das equações. A disciplina ali listada rebentaria então nas suas subordinações e estas por sua vez nos sub-setores, e daí por diante, até o esgotamento, a colocação de TODAS as atividades humanas, o que pode servir para associar também as 6,5 mil profissões, fazendo uma classificação paralela e integradora delas.

                            Ademais, a AM deve evidentemente corresponder à Nova Biblioteca (q.v. artigo deste Livro 26), em total adequação, exceto que, por a NB ter as cores associadas à tecnociência, os nodos do Conhecimento devem ter os galhos distinguidos por formas geométricas exclusivas, sem nos deixarmos cair na aceitação da feiúra daquela utilidade que não respeita a harmonização das formas. Deixemos sua confecção aos magicartistas.

                            Contudo, as duas árvores, a AM e a AN podem ser tornadas iguais se pensarmos que a estrela = ESTUDO = MODELO, posta em cima, pode representar a culminação matemática, ao passo que o pé seria a ligação com o Plano da Terra (maiúsculas representando conjunto ou família ou grupo de planos das terras, todas as possíveis terras, lugares dos racionais).

                            Vitória, sexta-feira, 14 de março de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário