terça-feira, 13 de dezembro de 2016


O Mundo que Estava em Mim Quando Eu Estava no Mundo

 

O magnífico livro de Alberto Villas, O Mundo Acabou! São Paulo, Globo, 2006, conta coisas da infância dele, que é mineiro e nasceu em 1950.

O LIVRO.
O AUTOR.
Resultado de imagem para alberto Villas o mundo acabou
Imagem relacionada
Google Livros
O best-seller apresenta um bem-humorado inventário de hábitos, produtos, marcas e objetos. Desperte sua memória afetiva.
Livro de memórias do jornalista Alberto Villas, retrata a infância e a juventude do autor em um Brasil mais inocente e cordial.

Sendo de 1954, ele é mais velho quatro anos, porém é interessante notar que pelo menos 50 % do que diz foi quase igualmente vivido no ES, 30 % era muito semelhante e uns 20 % podem ter destoado bastante (mas a gente ouvia falar – a família dele parece ter sido classe média, nós éramos pobres, mas não miseráveis, papai e mamãe trabalhavam duramente). Fico pensando que naquela época (em que as coisas demoravam mais em ir embora, conviviam conosco mais tempo) uns de mesma idade poderiam ser trocados pelos outros e pais e mães nem notariam.

Que prazer reviver nas memórias dele as coisas da infância, primeiro em Cachoeiro, Sul, depois em Linhares, Norte, como está retratado em Deixe a Vida Me levar (tivesse lido o livro dele antes, poderia ter apurado muito mais minha contagem).

O MUNDO TEM VÁRIAS CAMADAS QUE ESTÃO EM NÓS (tudo isso deixa marcas, as vidas são interessantíssimas, porém poucos recordam – Fellini e outros). Quase ninguém repara, a maioria só faz chorar e reclamar.

OS AMBIENTES INTERFEREM EM NÓS.
Mundo.
Nações.
Estados.
Cidades-municípios.
AS PESSOAS TOCAM NA GENTE.
Empresas.
Grupos.
Famílias.
Indivíduos.

Muito bom, parabéns.

Vitória, terça-feira, 13 de dezembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário