Curso de
Conscientização
Claro que, como no
sexo, cada um se julga autossuficiente e nada deseja aprender sobre como
conscientizar-se mais e melhor, até por acreditar que seria dar bandeira,
parecer bobo, incompetente.
CONSCIENTIZAÇÃO (ato permanente de
tomar consciência, que em relação ao mundo no princípio da existência, no
nascimento, é de tudo exterior, embora, como já vimos, o bebê esteja longe de
ser tábula rasa)
Substantivo feminino
Regionalismo: Brasil.
Ato ou efeito de conscientizar (-se)
1 Rubrica: política, sociologia.
Tomada de consciência (ou trabalho visando-a) da natureza
das relações humanas dentro da sociedade em que se vive, esp. da relação
explorado/explorador, e de como atuar para modificar essa relação
2 Rubrica: psicanálise.
Ato ou efeito de trazer (algo) ao consciente
Ex.:
a c. das causas psicológicas de uma somatização
|
A CONSCIENTIZAÇÃO
QUANTO À TOTALIDADE (marcado em vermelho a crucial Psicologia-p.3 e
Informática-p.4.
MACROPIRÂMIDE
|
N.5, natureza cinco
|
22
|
Pluriverso
|
p.6
|
DEUS
|
21
|
Universos
|
Máximos controladores.
|
|||
20
|
Superaglomerados
|
Dialógica
|
H7
|
||
19
|
Aglomerados
|
H6
|
|||
N.4, natureza quatro
|
18
|
Galáxias
|
p.5
|
H5
|
|
17
|
Constelações
|
H4
|
|||
16
|
Sistemas estelares
|
Cosmologia
|
H3
|
||
15
|
Planetas
|
H2
|
|||
MESOPIRÂMIDE
|
N.3, natureza três
|
15
|
Mundos: TERRA AGORAQUI.
|
p.4
|
Humanidade
= H1.
|
14
|
Nações
|
||||
13
|
Estados
|
Informática
|
|||
12
|
Cidades-municípios
|
||||
N.2, natureza dois
|
11
|
Empresas
|
p.3
|
||
10
|
Grupos
|
||||
09
|
Famílias
|
Psicologia
|
|||
08
|
Indivíduos
|
||||
MICROPIRÂMIDE
|
N.1, natureza um
|
08
|
Corpomentes
|
p.2
|
|
07
|
Órgãos
|
-1
|
|||
06
|
Células
|
Biologia
|
-2
|
||
05
|
ADRN-replicadores
|
-3
|
|||
N.0, natureza zero
|
04
|
Moléculas
|
Química
|
-4
|
|
03
|
Átomos
|
-5
|
|||
02
|
Subcampartículas (10-18 m)
|
Física (17 degraus).
|
-6
|
||
01
|
Cê-bóla © (10-35 m)
|
CAMPARTÍCULA
FUNDAMENTAL.
|
É muita coisa para colocar dentro de nossas
cabeças caracteristicamente grandes-pequenas, um palmo de diâmetro, 100 bilhões
de neurônios que sejam, mesmo assim finitas cabecinhas diante da extrema
complexidade do universo.
DEMORA PARA ATINGIR
ALGUMA COMPREENSÃO ESTÁVEL (14 ou 21 anos, pouco importa – e 1/3 de
tudo é sono, uma parte grande é pavor, outra parte é dor, sobra bem pouquinho
para tentar perceber: e tudo isso está em 150 milhões de livros, centenas de
milhares de quadros, em todas as 26 tecnartes e todo o Conhecimento): uma só
toma toda uma vida, e mais.
TÉCNICA-ARTE
|
FRAÇÕES
|
TOTAL
|
Artes da AUDIÇÃO (2)
|
Músicas, discursos,
etc.
|
2
|
Artes da VISÃO (9)
|
Poesia, prosa, pintura
(a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings),
desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos,
vitrais), LABIRINTOS (jogos), etc.
|
11
|
Artes do OLFATO (1)
|
Perfumaria, etc.
|
12
|
Artes do PALADAR (4)
|
Comidas, bebidas,
pastas, temperos, etc.
|
16
|
Artes do TATO (10),
sentido central.
|
Arquiengenharia,
cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui
– não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração
(inclusive do corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc.),
paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé),
PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam
fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros
sentidos, inclusive olfato com perfumes) etc.
|
26
|
Seria muito bom se nos proporcionassem cursos
de conscientização. Evidentemente, já existem as escolas e as universidades, não
obstante, não é isso: tome quem deseje ser engenheiro, ele iniciará o projeto -
sem saber - aos sete, aos 18 terá alguma ideia de como será, aos 23 ou 24
estará inicialmente formado em teoria, depois irá para a prática nas empresas,
lá pelos 30 anos se tornará competente (um pouco).
E não terá compreensão quase nenhuma de como
é o mundo em largura, altura e profundidade.
NÃO
SABERÁ QUASE NADA DE PSICOLOGIA
1. Quase nada de
psicanálise ou figuras ou pessoas;
2. Quase nada de
psico-síntese ou ambientes ou metas;
3. Quase nada de
economia ou produção;
4. Quase nada de
sociologia ou organização;
5. Quase nada de
geo-história ou espaçotempo.
Não estará centrado.
Não estará posicionado em relação às coisas
todas, por exemplo, ao Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião,
Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática).
CONSCIENTIZANDO
QUANTO ÀS PESSOAMBIENTES
AMBIENTES.
|
Mundo.
|
Nação.
|
|
Estado.
|
|
Cidade-município.
|
|
PESSOAS.
|
Empresa.
|
Grupo.
|
|
Família.
|
|
Indivíduo.
|
Como você pode ver, é INACREDITAVELMENTE complicado.
Deveria haver um grupo competente em
proporcionar uma visão geral de mundo, compreensão focada das coisas presentes
num curso de, digamos, cinco anos, contra pagamento disponível todo o tempo na
Internet a partir de certa idade mínima, talvez 14 ou 21 anos. E que possa
prosseguir em especialização pelo resto da vida. Só assim para dar conta da
imensidade dessa tarefa de tentar entender o Cenário geral.
Vitória, sábado, 31 de dezembro de 2016.
GAVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário