Filosofia, Serva da
Teologia?
No
livro de Martin Seymour-Smith, Os 100
Livros que Mais Influenciaram a Humanidade (A História do Pensamento dos
Tempos Antigos à Atualidade), Rio de Janeiro, Difel, 2002, p.204, ele diz:
“Concordava [Moisés Maimônides, médico, filósofo e teólogo judeu de Córdoba,
1135 a Tiberíades, 1204, 69 anos entre datas, 27º da lista] substancialmente
com seus predecessores árabes em que a filosofia de Aristóteles, se
convenientemente modificada em certos aspectos, representaria a verdade. Via a
fé e a filosofia como duas coisas separadas que se complementavam. Para ele, a
função da filosofia era confirmar a verdade da fé e refutar qualquer coisa
contrária a ela”. Ou seja, a filosofia não teria uma vida separada da teologia,
sendo quando muito uma serva obediente desta.
Acontece que no
modelo os conhecimentos vem em dois conjuntos de quatro grupos, os baixos
subordinados aos altos. Os altos: Magia, Teologia, Filosofia e Ciência. Os
baixos correspondentes: Arte, Religião, Ideologia e Técnica. Enquanto os modos
baixos são verdadeiramente subordinados aos altos, estes não são subordinados
entre si, existindo no mesmo plano, tendo no centro do quadrado e no topo e
base da pirâmide a Matemática.
Magia Teologia
Filosofia Ciência
A
Ciência está mais próxima no tempo da Filosofia, depois da Teologia e a seguir
da Magia. É mais próxima racionalmente da Teologia. A mais distante da Ciência
é a Magia, que é sua oposta/complementar. Por sua vez a Filosofia tem como
oposta/complementar a Teologia, de que é mais distante, e não serva. Por assim
dizer, Ciência, Magia e Teologia são partes complementares da Filosofia, e
vice-versa. Então, de modo nenhum a Filosofia é serva da Teologia. De modo
algum!
Estão
no mesmo nível e devem se respeitar como iguais em direitos e deveres, mas são diferentes
nos modos de ser, como os dedos da mesma mão = MÃE são diferentes entre si.
Nenhuma suplanta a outra, todas se complementam. É essa autoevidenciação que é
daninha, adversa, contrária à convivência.
Do
mesmo modo como Maimônides quis colocar a Filosofia a serviço dos interesses da
Teologia, mais tarde, quando a Filosofia se tornou dominante, outros desejaram
o inverso. Tudo isso é errado e não deve ser tentado. Como diz o povo, “cada
qual com seu cada qual”, ou “cada um no seu galho” – precisamos de todas e cada
uma.
Vitória,
quarta-feira, 04 de setembro de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário