Venda Direta
Nisso que vamos
construir nosso sistema de participação no mundo, cabe estudar os sistemas de
venda, que o modelo diz serem quatro, derivado de um central, estabelecendo-se
no espaçotempo ou geo-história das vendas. Devem ser dois estáticos e dois
dinâmicos, não sei quais. Um dos estáticos é o de loja. Um dos dinâmicos é o de
porta-em-porta, este adotado pelos vendedores de livros, e da Avon, da Natura,
da Always (no inglês, sempre, constantemente). O primeiro é pontual, o segundo
é de área.
Como o modelo
ensina, devemos trilhar o centro, o estático-dinâmico, mecânica de vendas, a
pontualárea, área-pontual, aproveitando as vantagens de ambos os modos. O ponto
de apoio será a loja-depósito, partindo dali a venda externa, sem vir de um
lugar distante, como é com aquelas empresas citadas, a distribuição sendo, pelo
contrário, local, próxima, instantânea. Ou seja, em degraus, do centro mundial
ao nacional ao estadual ao municipal/urbano, e dali a distribuição através das
pessoas (indivíduos, famílias, grupos, empresas).
Transformar esse
sistema duplo em maestria, em tecnociência, através de uma Escola de Formação de Vendedores
ou representantes. A loja cumprindo sua obrigação de atrair as pessoas e os
vendedores de porta-em-porta fazendo a sua parte, com um superapoio
especializado, uma divisão, havendo um gerente interno e um gerente externo, o
depósito sendo o mesmo ou não, mas eles trocando experiências.
O outro modo pode
ser a Internet.
Aliás, o modelo diz
que dois devem ser reais (aqueles citados) e dois virtuais. Um seria
virtual-interno e o outro virtual-externo. Este último, parece, seria o da
Internet. O outro não sei que significa. Então, quando todos forem
identificados, teremos quatro gerentes, ou um inicialmente se dividindo em quatro,
o que significa uma superpreparação em tal Escola
Quádrupla de Vendas. Não há experiência igual em nenhum lugar do mundo, daí
a necessidade de colocarmos pesquisadores & desenvolvedores práticos &
teóricos na busca dessa renov/ação, ato permanente de renovar a oferta & a procura.
O significado mais
amplo é que a interação dos quatro modelos ou modos nos fará dar saltos, quando
os gerentes forem reunidos (por uma mídia interna) para trocar experiências.
Tanto o revolucionário quanto o evolucionário, o progresso tanto quanto a
conservação, não necessários. A revolução é o salto que ultrapassa os
concorrentes, a evolução é a sustentação da produção, passado e futuro a
serviço do presente.
Vitória,
quarta-feira, 04 de setembro de 2002.
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