quinta-feira, 29 de dezembro de 2016


Venda Direta

 

                            Nisso que vamos construir nosso sistema de participação no mundo, cabe estudar os sistemas de venda, que o modelo diz serem quatro, derivado de um central, estabelecendo-se no espaçotempo ou geo-história das vendas. Devem ser dois estáticos e dois dinâmicos, não sei quais. Um dos estáticos é o de loja. Um dos dinâmicos é o de porta-em-porta, este adotado pelos vendedores de livros, e da Avon, da Natura, da Always (no inglês, sempre, constantemente). O primeiro é pontual, o segundo é de área.

                            Como o modelo ensina, devemos trilhar o centro, o estático-dinâmico, mecânica de vendas, a pontualárea, área-pontual, aproveitando as vantagens de ambos os modos. O ponto de apoio será a loja-depósito, partindo dali a venda externa, sem vir de um lugar distante, como é com aquelas empresas citadas, a distribuição sendo, pelo contrário, local, próxima, instantânea. Ou seja, em degraus, do centro mundial ao nacional ao estadual ao municipal/urbano, e dali a distribuição através das pessoas (indivíduos, famílias, grupos, empresas).

                            Transformar esse sistema duplo em maestria, em tecnociência, através de uma Escola de Formação de Vendedores ou representantes. A loja cumprindo sua obrigação de atrair as pessoas e os vendedores de porta-em-porta fazendo a sua parte, com um superapoio especializado, uma divisão, havendo um gerente interno e um gerente externo, o depósito sendo o mesmo ou não, mas eles trocando experiências.

                            O outro modo pode ser a Internet.

                            Aliás, o modelo diz que dois devem ser reais (aqueles citados) e dois virtuais. Um seria virtual-interno e o outro virtual-externo. Este último, parece, seria o da Internet. O outro não sei que significa. Então, quando todos forem identificados, teremos quatro gerentes, ou um inicialmente se dividindo em quatro, o que significa uma superpreparação em tal Escola Quádrupla de Vendas. Não há experiência igual em nenhum lugar do mundo, daí a necessidade de colocarmos pesquisadores & desenvolvedores práticos & teóricos na busca dessa renov/ação, ato permanente de renovar a oferta & a procura.

                            O significado mais amplo é que a interação dos quatro modelos ou modos nos fará dar saltos, quando os gerentes forem reunidos (por uma mídia interna) para trocar experiências. Tanto o revolucionário quanto o evolucionário, o progresso tanto quanto a conservação, não necessários. A revolução é o salto que ultrapassa os concorrentes, a evolução é a sustentação da produção, passado e futuro a serviço do presente.

                            Vitória, quarta-feira, 04 de setembro de 2002.

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