Para que Serve a Escola?
Na
página 339 e ss., sob o título de Aulas de Filosofia, do livro de
Angélica Sátiro e Ana Miriam Wuensch, Pensando Melhor (iniciação ao
filosofar), São Paulo, Saraiva, 1997, há uma citação extensa de Walter O.
Kohan, professor de filosofia da Universidade de Buenos Aires.
Na
p. 340 uma das personagens fala: “(...) muito do que fazemos na escola não
serve para nada”.
É
incrível ter de explanar o assunto, mas a Escola (em maiúsculas conjunto ou
família ou grupo de escolas, do pré-primário ao pós-doutorado) tem a missão de
transferir os conhecimentos (mágicos/artísticos, teológicos/religiosos,
filosóficos/ideológicos, científicos/técnicos e matemáticos). É uma corrente de
transmissão da forçapoder civilizatória, que liga a roda de trás, passado, à
roda da frente, futuro, estando no centro, no presente, a própria pessoa (indivíduos,
famílias, grupos e empresas). Infelizmente, não vemos ainda a Escola da
Família, a Escola do Grupo e a Escola da Empresa, para não falar das escolas ambientais
(município/cidade, estado, nação e mundo).
A
Vida da Escola é o transmissor racional, enquanto a Escola da Vida é o
transmissor sentimental. Esta lida com a emocionalização das pessoas,
aquela com a racionalização, a continuidade da razão humana. É claro que, sendo
agora momento do trânsito Capitalista de terceira onda, depois do Feudalismo e
do Escravismo, e antes do Socialismo, do Comunismo e do Anarquismo, estamos
transmitindo conhecimentos capitalistas, em sua maior parte. Mesmo assim, com todo
atraso e insignificância atuais, o Ensino não pode ser senão a condição de
permanecermos humanos em tão (relativamente) elevado grau.
Desse
modo, é mais fácil responder para quê não serve a Escola do que listar tudo
para quê ela serve, porque ocuparia não alguns livros, mas enciclopédias
inteiras.
Mas,
uma pergunta assim ter sido feita mostra como essa coletividade nossa pode ser
julgada atrasada, na medida em que mesmo descontando de serem crianças, ainda
existam os que não saibam para quê serve a Escola. A solução para essa
ignorância é melhorar ainda mais a Escola, ensinando aos próprios professores.
Vitória,
quinta-feira, 12 de setembro de 2002.
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