quinta-feira, 29 de dezembro de 2016


Setores Econômicos

 

                            Continuam dizendo os economistas que os setores econômicos são o agrícola, o industrial e o de serviços. O modelo foi MUITO MAIS longe que isso, incomparavelmente.

                            Por exemplo, diz que os setores são cinco, a saber:

0) bancário – central;

1)      Agropecuário/extrativista;

2)     Industrial;

3)     Comercial;

4)     De serviços.

O fato de eles falarem diferente distorce as estatísticas todas – vai ser preciso custosamente refazê-las para um mínimo de transparência.

Agora, para além da mera redisposição em cinco setores (A, B, C, D e 0, ou 1, 2, 3, 4 e 0), sendo o bancário central a um quadrado, há outras coisas. Podemos vê-los como se fosse uma bandeira brasileira, por homologia com a Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro existindo a Vida, no centro do centro a Vida-racional), uma outra Bandeira Setorial Econômica, ou apenas Bandeira Econômica.

O fato é que há combinações nos vértices do retângulo a partir dos vértices do losango, assim: AB, AC, AD, BC, BD, CD, fora os fluxos desde o coração que bombeia info-controle ou comunicação monetária, ou padrão de troca, que aloca recursos de informação-e-controle, o Banco geral.

Veja então a A/E (agropecuária/extrativismo, aqui apenas A), combinada com a indústria em AB, agroindústrias, ou em BA, indústrias voltadas para a agropecuária/extrativismo. Para ficar mais fácil de ver podemos fazer agropecuária/extrativismo = A, indústrias = I, comércio = C, serviços = S e bancos = B, daí as combinações: AI, AC, AS, IA, CA, AS, IC, IS, CI, SI, CS e SC, as ligações com os banco definindo nestes tantas partições quantos forem os vértices, digamos, B (º) AI, seção bancária voltada para as agroindústrias, ou B (º) CA, bancos interessados em comércios orientados para a agropecuária/extrativismo.

Onde é que o modo antigo de ver permitiria pensar em 12 + 4 = 16 bancos diferentes? Sem falar em AA, A/E que produz para a A/E, II, indústrias que fazem outras indústrias, indústrias de base. Sem falar que agora podemos gradualizar, separar em quatro degraus, como pede o modelo: A1, A2, A3, A4, mais A0. Daí micro A/E, pequena A/E, média A/E, grande A/E e supergrande A/E. Então, 5 x 16 = 80 seções bancárias. E estariam tratando com quais classes do labor? Operários (O), intelectuais (I), financistas (F), militares (M) ou burocratas (B)? Aí já serão 400 especialistas, um desdobramento fantástico. Tomando os graus de aprofundamento no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia e Matemática), digamos o tecnocientífico, já iríamos mais longe. Voltada para as exportações ou as importações? A produção para venda externa ou o mercado interno? Nova ou velha economia? Primeiro, segundo, terceiro ou quarto mundo?

Veja como este mundo de agoraqui é simplório, relativamente, para tudo que pensávamos que fosse complexo.

Vitória, quinta-feira, 05 de setembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário