terça-feira, 27 de dezembro de 2016


Válvula K

 

                            Arthur Koestler (escritor judeu húngaro naturalizado inglês, 1905 a 1983, 78 anos entre datas - ele se suicidou) falou dos hólons (do grego: holo, todo, e on, parte – todo-parte, ou partodo, como redenominei, ou circulinha, ou campartícula, um par polar oposto/complementar), como já coloquei várias vezes.

                            No modelo a micropirâmide (campartícula fundamental, subcampartículas, átomos, moléculas, replicadores, células, órgãos e corpomente), a mesopirâmide (indivíduo, família, grupo, empresa, município/cidade, estado, nação e mundo) e a macropirâmide (planeta, estrela, constelação, galáxia, aglomerado, superaglomerado, universo e pluriverso) constituem três grupos ou pontescadas através das quais o pluriverso vai se autoconstruindo, enquanto programáquina fechado.

                            Pois bem, ao passar do nível de replicador para célula temos um hólon – os replicadores (existe mais que um, em geral reconhecendo-se o ADRN) são as partes, enquanto a célula é o todo; mas se tomarmos o par célula-órgão, as células são as partes e o órgão é o todo. Pois bem, o que constitui isso que denominei VÁLVULA K (de Koestler, naturalmente), VK? Pois algo deve impedir a degeneração, o retorno, o refluxo, a queda num nível inferior de complexidade. Digamos, na casa o que impede a queda dos tijolos unidos para o nível de tijolos separados é a massa (cimento, barro, areia, água) interposta, a cola que há entre eles, mais certas amarrações em baixo, dos lados e em cima, depois a argamassa, a tinta, tudo isso.

                            O que é equivalente em cada par dos sucessivos hólons, em todas as micropirâmides? O que cimenta ligações? O que cimenta a família com os indivíduos dentro dela? Como tenho visto cada nível como fitas de heranças, o que liga a FH da família com a FH dos indivíduos dentro dela? Evidentemente, como tudo é informação-e-controle (ou comunicação), info-controle, IC, então as fitas são FHIC, fitas de herança de infocontrole. Mas que fragmento tem dominância sobre a FH? Evidentemente, também, o ADRN é uma FH.

                            Só que cada FH deve ter sua cola, seu cimento, seu conectivo, sua capacidade de aderência para baixo e para cima, sua válvula K.

                            Enfim, qual é a VK (FTICijkt), ou seja, a válvula K da fita de herança de IC nas coordenadas espaçotemporais? Você está percebendo que esta é a pergunta mais funda que pode ser feita, numa fórmula muito curta estabelecendo todos os parâmetros ou a necessidade deles. Ou seja, como os universos são desenhados? Como são estabelecidos os conjuntos e suas colas? Claramente tudo é a mesma coisa, isto é, tudo é superdesenho do campartícula fundamental, o que denominei campartícula gravinercial espaçotemporal, o mesmo bloquinho servindo para inumeráveis composições.

                            É ou não é formidável?

                            Não é atoa que Natureza/Deus, Ela/Ele, ELI é denominado (a) Grande Arquiteto.

                            Vitória, terça-feira, 20 de agosto de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário