quinta-feira, 29 de dezembro de 2016


Pregador = Provocador

 

                            Na Rede Cognata pregador = PADRE = PÚLPITO = POLÍTICO = PASTOR = SUJO = SÁDICO = PUTO = PEDREIRA = SANTO = SANDÁLIA = SUMIDADE = SANTIDADE = PORTA = SAÍDA = ENTRADA = PORTARIA = PINTADO = POCAR = SOCAR = SANGUE = PANQUECA = SINAGOGA = PALENQUE = POMBA = AMIDA = ANJO = ÍNDIO, etc., muitíssimas traduções.

                            E PREGADOR = PROVOCADOR, que é o que eles fazem e sabem fazer. Agora, saber que um político é um provocador é recente para mim.

                            Como é que a Língua e a Rede Cognata, sendo verdadeiras, puderam ter ficado ocultas tanto tempo? Além dos vários significados imediatos (a polícia e os psicólogos descobrirem sentidos ocultos nas frases, uma língua franca universal mesmo e o resto), ela serve a pesquisas de todo gênero, inclusive na Arqueologia, na Paleontologia, na Antropologia, na Geologia.

                            Agora, veja, o que os pregadores das religiões estão fazendo é provocar com palavras e gestos e meneios de corpo os fiéis e os crentes, para suas revoluções ou para pura serventia parasitária. Uma vez que as conversões tenham sido feitas no novo Dicionário, juntando-se fiel e corretamente os supergrupos, poderemos ter imagens completas de determinados agentes, em todas e cada uma das línguas e dialetos, convertendo todas interna e externamente. Como será falar sabendo que as pessoas decifrarão coisas que nem quisemos dizer? Como será descobrir no falar dos outros tantos sentidos ocultos? Quem tiver o programáquina certo poderá ter uma imagem muito mais precisa do falante, digamos a polícia, para o bem e para o mal, neste caso a vigilância do Grande Irmão de Orwell levada ao extremo.

                            Vitória, quarta-feira, 04 de setembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário