sexta-feira, 30 de dezembro de 2016


Montagem das Fitas de Herança

 

                            No modelo há sempre pares de opostos complementares, digamos gestos e palavras, havendo DUAS LINGUAGENS, uma língua mental, que é de palavras ou conceitos ou estruturas, e outra que é de gestos ou imagens ou formas, de modo que ao falar com a língua a pessoa faz gestos com as mãos, o tronco, a cabeça, o corpo inteiro.

                            À língua-de-gestos chamarei GESTUAL, como é corrente, e à língua-de-palavras denominarei TERMINOLÓGICA. Ao conjunto língua TG ou GT, conforme predomine uma ou outra. É claro que a nossa civilização privilegia demais a LT, preterindo a LG, que os surdo-mudos, entretanto, usam, de jeito mais desenvolvido.

                            É lógico que as fitas de herança da micropirâmide (campartícula fundamental, subcampartículas, átomos, moléculas, replicadores, células, órgãos e corpomente) e macropirâmide (planetas, sistemas estelares, constelações, galáxias, aglomerados, superaglomerados, universos e pluriverso) têm lá seus campartículas, suas colas ou válvulas K, como chamei, e suas fitas de herança ou de montagem, digamos o ADRN, que é um dos replicadores.

                            Agoraqui estou interessado em falar das FH da mesopirâmide (indivíduos, famílias, grupos, empresas, municípios/cidades, estados, nações e mundo). Que é que cola o indivíduo na família? O que cimenta os indivíduos num conjunto maior? Como é que a Família geral usa as duas línguas para continuar, na luta pela sobrevivência da Família geral mais apta? Como isso evoluiu, revoluiu, re-evoluiu? Como avançou e deu saltos?

                            Que gestos são transferidos, herdados? Que palavras? Que gestos e palavras foram selecionados e se tornaram os mais aptos para conter e disciplinar os indivíduos em crescimento e aprendizado, ou seja, os bebês e jovens? Sendo uma seleção psicológica, artificial, não-natural, como é que as pessoas e os ambientes montaram com as duas línguas as fitas de herança ou de aprendizado (objeto e cola ou cimento)? Como é que as famílias criaram nesses milênios os elementos da solidificação da Família geral, a ponto de ela ter sobrevivido esse tempo todo?

                            E, do mesmo modo, como as empresas procederam para instituir a Empresa geral? Certamente será possível rastrear, agora que sabemos o quê, como os municípios/cidades fizeram para consolidar ou cimentar essa união de seres humanos num nível muito mais alto.

                            De que procedimentos do Conhecimento alto (Magia, Teologia, Ideologia e Ciência), do Conhecimento baixo (Arte, Religião, Ideologia e Técnica) e Matemática derivaram essas junções ou uniões? Já que não foi racional do modo terminal do modelo, como é que a intuição proporcionou essa colagem através da Língua geral? Como rastrear na geo-história desses conhecimentos todos o que contribuiu para essa construção da mídia de transferência da informação-controle, info-controle ou comunicação, IC de ajuntamento?

                            Lá estavam as pessoas e os ambientes, através dos indivíduos portadores, construindo-se e colando-se, sem sequer discernirem o que estavam fazendo inconscientemente; no entanto, deu certo, aconteceu, e só agora estamos nos perguntando. Decerto que há leis e costumes, mas quais?

                            Vitória, sexta-feira, 04 de outubro de 2002.

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