Montagem das Fitas de Herança
No
modelo há sempre pares de opostos complementares, digamos gestos e palavras, havendo
DUAS LINGUAGENS, uma língua mental, que é de palavras ou conceitos ou
estruturas, e outra que é de gestos ou imagens ou formas, de modo que ao falar
com a língua a pessoa faz gestos com as mãos, o tronco, a cabeça, o corpo
inteiro.
À
língua-de-gestos chamarei GESTUAL, como é corrente, e à língua-de-palavras
denominarei TERMINOLÓGICA. Ao conjunto língua TG ou GT, conforme predomine uma
ou outra. É claro que a nossa civilização privilegia demais a LT, preterindo a
LG, que os surdo-mudos, entretanto, usam, de jeito mais desenvolvido.
É
lógico que as fitas de herança da micropirâmide (campartícula fundamental,
subcampartículas, átomos, moléculas, replicadores, células, órgãos e
corpomente) e macropirâmide (planetas, sistemas estelares, constelações,
galáxias, aglomerados, superaglomerados, universos e pluriverso) têm lá seus
campartículas, suas colas ou válvulas K, como chamei, e suas fitas de herança
ou de montagem, digamos o ADRN, que é um dos replicadores.
Agoraqui
estou interessado em falar das FH da mesopirâmide (indivíduos, famílias,
grupos, empresas, municípios/cidades, estados, nações e mundo). Que é que cola
o indivíduo na família? O que cimenta os indivíduos num conjunto maior? Como é
que a Família geral usa as duas línguas para continuar, na luta pela
sobrevivência da Família geral mais apta? Como isso evoluiu, revoluiu,
re-evoluiu? Como avançou e deu saltos?
Que
gestos são transferidos, herdados? Que palavras? Que gestos e palavras foram
selecionados e se tornaram os mais aptos para conter e disciplinar os
indivíduos em crescimento e aprendizado, ou seja, os bebês e jovens? Sendo uma
seleção psicológica, artificial, não-natural, como é que as pessoas e os
ambientes montaram com as duas línguas as fitas de herança ou de aprendizado
(objeto e cola ou cimento)? Como é que as famílias criaram nesses milênios os
elementos da solidificação da Família geral, a ponto de ela ter sobrevivido
esse tempo todo?
E,
do mesmo modo, como as empresas procederam para instituir a Empresa geral?
Certamente será possível rastrear, agora que sabemos o quê, como os
municípios/cidades fizeram para consolidar ou cimentar essa união de seres
humanos num nível muito mais alto.
De
que procedimentos do Conhecimento alto (Magia, Teologia, Ideologia e Ciência),
do Conhecimento baixo (Arte, Religião, Ideologia e Técnica) e Matemática
derivaram essas junções ou uniões? Já que não foi racional do modo terminal do
modelo, como é que a intuição proporcionou essa colagem através da Língua
geral? Como rastrear na geo-história desses conhecimentos todos o que
contribuiu para essa construção da mídia de transferência da
informação-controle, info-controle ou comunicação, IC de ajuntamento?
Lá
estavam as pessoas e os ambientes, através dos indivíduos portadores,
construindo-se e colando-se, sem sequer discernirem o que estavam fazendo
inconscientemente; no entanto, deu certo, aconteceu, e só agora estamos nos
perguntando. Decerto que há leis e costumes, mas quais?
Vitória,
sexta-feira, 04 de outubro de 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário