domingo, 18 de dezembro de 2016


Sem Montanhas Já é Meio Caminho Andado

 

Morei em ambas cidades-municípios e sei. Se você não sabe, tenha curiosidade de usar o Google Earth e colocar o ponteiro sobre as áreas dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (Sul do ES) e de Linhares (Norte) para ver os tremendos contrastes – o primeiro é tremendamente montanhoso, enquanto o segundo é um platô, um planalto com altitude de 28 m na sede, nas barrancas do Rio Doce, que é muito maior em extensão, bacia, largura, volume de água que o Itapemirim.

GOOGLE EARTH

Cachoeiro.
Linhares.

Considerando um triângulo isósceles ângulo reto posto sobre um dos lados do ângulo reto, andar no plano (Linhares) poupa energia, por comparação com enfrentar a gravidade na hipotenusa (Cachoeiro).

Cachoeiro subindo a ladeira.
Resultado de imagem para triangulo isósceles angulo reto
Linhares andando no plano.

 Por natureza Linhares poupa energia, facilita a vida, além do que as carnes dos bovinos de lá são mais macias, não enrijecem os músculos subindo morros. Então, é DE LONGE mais fácil viver e prosperar em Linhares que em Cachoeiro e, no entanto, a sócioeconomia deste é mais desenvolvida, sempre foi. Eis uma questão para a sociologia e a economia, explicar essa diferença de ímpeto, quando tanto mais é dado a uma que a outra. Era para Linhares-cidade ser extremamente mais desenvolvida que Cachoeiro e não é assim. Claro, desmazelo das classes tenentes, falta de visão, falta de adesão ao povo (há maior percentual de pobres na cidade do Sul que na do Norte).

Como diz o povo, vá dormir com esse barulho!

Vitória, domingo, 18 de dezembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário