quinta-feira, 5 de janeiro de 2017


Husserl

 

                           No livro de Bryan Magee, Os Grandes Filósofos, Lisboa, Presença, 1989, que a Vera Márcia Soares de Toledo me emprestou, o autor entrevista vários filósofos, que se referem a outros. No capítulo 12 dedicam-se a Husserl, Heidegger e o Existencialismo Moderno, dialogando com Hubert Dreyfus.

                            À página 245, Dreyfus diz: “Husserl foi importante de uma maneira reaccionária: ou seja, foi a culminação de toda uma tradição filosófica, a tradição cartesiana, a qual concebe a relação do homem com o mundo em termos de sujeitos que conhecem objetos. Na realidade, Husserl considerava-se a culminação de toda a tradição filosófica desde Platão, pois havia descoberto a base indubitável sobre a qual era possível fundar a inteligibilidade de tudo. Definindo-se assim, desempenha um papel semelhante ao de Hegel, ao ver-se a si próprio como a culminação do idealismo”, coloridos meus.

                            Edmund Husserl, filósofo alemão de ascendência judaica, 1859 a 1938, 79 anos entre datas, foi bem pretensioso, como podemos ver. Friedrich Hegel (filósofo alemão, 1770 a 1831, 61 anos entre datas) via-se como a culminação do idealismo, do início da geo-história até seu tempo. Husserl foi ainda mais longe, ele via-se como a culminação de todo o processo geo-histórico desde Platão. Como certamente o leu todo, colocou-o no mesmo saco e assim remontou ao começo da civilização humana. E como pretendia ter DESCOBERTO A BASE INDUBITÁVEL SOBRE A QUAL ERA POSSÍVEL FUNDAR A INTELIGIBILIDADE DE TUDO, certamente terminava a geo-história como processo HUMANO de conhecer. DE TUDO, disse ele, a chamada Teoria de Tudo (mesmo). Desnecessário seria o futuro, depois de Husserl.

                            Bom, não sei se era ou se não era, mas há em Husserl coisas surpreendentes, que tentaremos tratar a seguir, havendo tempo. De forma que, mesmo sentindo repugnância pelo orgulho, não devemos descartar de pronto olhar as obras todas, porque de fato ali podem ser encontradas aquelas deslumbrantes alterações de visão que nos permitirão ascender mais um nível na pirâmide do Conhecimento geral.

                            Enfim, leiamos a todos.
                            Vitória, quarta-feira, 06 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário