P & D Escolar
Eu escrevia como vi
inicialmente escrito, P&D, significando Pesquisa (teórica) e
Desenvolvimento (prático), termo equivalente ao americano R&D, Research and
Development, do qual o em português é a tradução.
P&D significa as
duas coisas juntas, como se fosse uma só. A mera anotação P + D dá ênfase à
questão de o D acrescentar a P, e vice-versa. D → P,
desenvolvimento prático levando a pesquisas teóricas, bem como P →
D, o contrário/complementar, pesquisas teóricas conduzindo ao desenvolvimento
de produtos, por exemplo, patentes.
Essa associação me
lembrou que nas escolas poderiam estar enfatizando a P&D, especialmente
instruindo as crianças para que elas fossem a universidades, institutos, órgãos
governamentais, departamentos empresariais, à Internet, a livros, ao que fosse
em busca de linhas de P&D.
Ademais, se os
governempresas, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, pudessem
colocar nos currículos escolares matéria equivalente, muitos saltos
municipais/urbanos, estaduais, nacionais e até mundiais seriam dados, no
sentido de maior e melhor compreensão do Desenho de Mundo, bem como de criação
de inúmeras patentes úteis à humanidade.
As crianças poderiam
ser acostumadas a desde o primeiro grau apresentar projetos de graduação, tanto
isolada quanto coletivamente, movimentando as famílias, os grupos de amigos,
toda gente. Se a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet) se
interessasse, melhor ainda, muito mais longe iríamos.
Vitória,
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003.
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