terça-feira, 31 de janeiro de 2017


P & D Escolar

 

                            Eu escrevia como vi inicialmente escrito, P&D, significando Pesquisa (teórica) e Desenvolvimento (prático), termo equivalente ao americano R&D, Research and Development, do qual o em português é a tradução.

                            P&D significa as duas coisas juntas, como se fosse uma só. A mera anotação P + D dá ênfase à questão de o D acrescentar a P, e vice-versa. D P, desenvolvimento prático levando a pesquisas teóricas, bem como P D, o contrário/complementar, pesquisas teóricas conduzindo ao desenvolvimento de produtos, por exemplo, patentes.

                            Essa associação me lembrou que nas escolas poderiam estar enfatizando a P&D, especialmente instruindo as crianças para que elas fossem a universidades, institutos, órgãos governamentais, departamentos empresariais, à Internet, a livros, ao que fosse em busca de linhas de P&D.

                            Ademais, se os governempresas, tanto nas escolas públicas quanto nas privadas, pudessem colocar nos currículos escolares matéria equivalente, muitos saltos municipais/urbanos, estaduais, nacionais e até mundiais seriam dados, no sentido de maior e melhor compreensão do Desenho de Mundo, bem como de criação de inúmeras patentes úteis à humanidade.

                            As crianças poderiam ser acostumadas a desde o primeiro grau apresentar projetos de graduação, tanto isolada quanto coletivamente, movimentando as famílias, os grupos de amigos, toda gente. Se a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro, Rádio e Internet) se interessasse, melhor ainda, muito mais longe iríamos.

                            Vitória, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003.

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