terça-feira, 31 de janeiro de 2017


P&D Escolar na Internet

 

                            Claro que é preciso organizar tudo segundo o modelo – seria o mínimo a fazer, o patamar mais inferior em que tudo se torna inteligível.

                            Agora, antes de tudo, se trata se FOCAR O INTERESSE AGUDO DA CRIANÇADA, ou seja, tornar os sítios ou sites do Superportal Escolar superinteressante do ponto de vista do auto-interesse e não do altruísmo. Qualquer apelo de doação nessa idade é parcamente bem-vindo PORQUE se trata por excelência da fase de expansão, crescimento, agregação, consumo, penetração (em todos os sentidos). As crianças estão crescendo física e psicologicamente. Não faz muito sentido pedir que doem, fora aqueles 2,5 % ou 1/40 que o modelo diz que doarão em qualquer idade.

                            Já existe na Internet o Klick, que é excelente, e outros não tão bons. Tomei da página do governo federal, governo eletrônico, a listagem a seguir: é muito bom, para o passado, e muito pobre, miserável mesmo, para o futuro. E, depois, é confuso, merecendo aquele mesmo enquadramento em árvore pedido no texto Atraso Mundial em Relação ao Modelo, neste mesmo Livro 23. Com tal Árvore de Classificação Geral (do Conhecimento e das 6,5 mil profissões associadas a ele), a criança entraria e veria marcadas, digamos em azul, as áreas fáceis, já dominadas, em vermelho as áreas da linha de frente do trem de mudanças, das pesquisas e dos desenvolvimentos mais avançados teórica & praticamente. Veria as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo) por suas biografias (ou “enegrafias”, veja texto próprio no Livro 1), com fotos, com desenhos, com pinturas. Toparia com as 6,5 mil profissões, desde os serviços mais atrasados ao mais adiantados. Com as 22 tecnartes do corpo. Com as chaves e bandeiras do modelo. Com as pontescadas do Conhecimento.

                            Veja você a riqueza potencial disso e a pobreza real do que é oferecido (ao que devemos estar agradecidos, aliás, porque é incomparavelmente maior a oferta hoje que no passado).

                            Devemos atiçar fortemente essa curiosidade ilimitada das crianças, esse verdadeiro patrimônio pedagógico, essa gulodice de fatos e informação-controle ou comunicação, essa vontade irrestrita de se alimentar de dados. Como se sabe, salvo em poucos, essa cobiça vai arrefecendo até quase se anular. Devemos aproveitá-la enquanto existir.

                            Em relação a esse potencial, veja só que miseráveis são os portais de agoraqui quando se trata de atrair a curiosidade das crianças.

                            Vitória, domingo, 09 de fevereiro de 2003.

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