P&D Escolar na
Internet
Claro que é preciso
organizar tudo segundo o modelo – seria o mínimo a fazer, o patamar mais
inferior em que tudo se torna inteligível.
Agora, antes de
tudo, se trata se FOCAR O INTERESSE AGUDO DA CRIANÇADA, ou seja, tornar os sítios
ou sites do Superportal Escolar superinteressante do ponto de vista do
auto-interesse e não do altruísmo. Qualquer apelo de doação nessa idade é
parcamente bem-vindo PORQUE se trata por excelência da fase de expansão,
crescimento, agregação, consumo, penetração (em todos os sentidos). As crianças
estão crescendo física e psicologicamente. Não faz muito sentido pedir que
doem, fora aqueles 2,5 % ou 1/40 que o modelo diz que doarão em qualquer idade.
Já existe na
Internet o Klick, que é excelente, e outros não tão bons. Tomei da página do
governo federal, governo eletrônico, a listagem a seguir: é muito bom, para o
passado, e muito pobre, miserável mesmo, para o futuro. E, depois, é confuso,
merecendo aquele mesmo enquadramento em árvore pedido no texto Atraso Mundial em Relação ao Modelo,
neste mesmo Livro 23. Com tal Árvore de Classificação Geral (do Conhecimento e
das 6,5 mil profissões associadas a ele), a criança entraria e veria marcadas,
digamos em azul, as áreas fáceis, já dominadas, em vermelho as áreas da linha
de frente do trem de mudanças, das pesquisas e dos desenvolvimentos mais
avançados teórica & praticamente. Veria as PESSOAS (indivíduos, famílias,
grupos e empresas) e os AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo)
por suas biografias (ou “enegrafias”, veja texto próprio no Livro 1), com
fotos, com desenhos, com pinturas. Toparia com as 6,5 mil profissões, desde os
serviços mais atrasados ao mais adiantados. Com as 22 tecnartes do corpo. Com
as chaves e bandeiras do modelo. Com as pontescadas do Conhecimento.
Veja você a riqueza
potencial disso e a pobreza real do que é oferecido (ao que devemos estar
agradecidos, aliás, porque é incomparavelmente maior a oferta hoje que no
passado).
Devemos atiçar fortemente
essa curiosidade ilimitada das crianças, esse verdadeiro patrimônio pedagógico,
essa gulodice de fatos e informação-controle ou comunicação, essa vontade
irrestrita de se alimentar de dados. Como se sabe, salvo em poucos, essa cobiça
vai arrefecendo até quase se anular. Devemos aproveitá-la enquanto existir.
Em relação a esse
potencial, veja só que miseráveis são os portais de agoraqui quando se trata de
atrair a curiosidade das crianças.
Vitória, domingo, 09
de fevereiro de 2003.
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