Já falei dos
programáquinas para obtenção de endereços reais e virtuais de farmácias, de
padarias, de supermercados, se possível com os preços.
Agoraqui devemos
imaginar círculos, concêntricos com o usuário, ou circunferências que vão se
estendendo para fora, representando o espaço. Quantas lojas de roupas estão a
até 300 metros da minha casa? Se eu perguntar por pneus, quantas lojas os
vendem a até um quilômetro? A que preço? Qual é o caminho de ônibus e qual o de
automóvel ou caminhão ou qualquer veículo automotor? Posso obter um mapa com o
traço desse caminho, com os pontos de referência, com as distâncias e tempos
(casos de ir a pé, de bicicleta, de moto, de carro)? Quais os preços,
comparados com as dificuldades relativas de atingir? Pode ser que a loja A
venda mais barato, mas esteja a uma distância maior que a loja B, pelo que o
preço efetivo de obtenção do produto vezes o custo da movimentação de ida e
volta se tornariam comparáveis, ou o de A maior que o de B.
Multipliquemos
então:
·
Preço
(P)
·
Distância
(D)
·
Tempo
de viagem (V)
·
Qualidade
(Q)
·
Tempo
de obtenção (O)
·
Facilidade
de estacionamento (E)
·
Outros
índices (Ii)
Seria preciso mapear as cidades e os
estados, os meios de transporte e vários outros índices. Construir o programáquina
demandaria tempo e muito dinheiro, mas os proprietários ficariam trilionários
com o P/M Compras 1.0 voltados para
as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e AMBIENTES
(municípios/cidades, estados, nações e mundo), tanto com movimentação física
quanto eletrônica. Naturalmente os governempresas deveriam aderir
fervorosamente, especialmente as empresas, liberando os dados. Já estão
tentando fazer algo parecido no primeiro mundo e mesmo em São Paulo há duas
décadas. Inclusive há quiosques eletrônicos públicos na França, mas eu não tive
mais nenhuma notícia, nem de como funciona nem de que fosse como isso que tenho
pensado.
Seria preciso também padronizar as
listas de pedidos, colocando imagens associadas a palavras típicas,
características, ou frases significativas. Um grupo ad hoc deveria se
constituído para tocar em frente a construção dos programas e os mapeamentos.
Consultando as listas da Junta Comercial e da Secretaria da Fazenda, do
Ministério da Fazenda, as listas telefônicas e outros indicadores, colocando os
caminhos nos mapas, vendo se passam ônibus e a que distância – enfim, muito
trabalho, mas daí poderíamos colocar empresas que fizessem essas compras para
as pessoambientes, por preços muito mais em conta.
Vitória,
terça-feira, 21 de janeiro de 2003.
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