domingo, 29 de janeiro de 2017


Pedagogia do Info-Controle

 

                            Tomando o artigo deste Livro 22, Todo Info-Controle do Viver, como ponto de partida, podemos perguntar do MÉTODO DE TRANSFERÊNCIA (ou pedagogia) do IC. Como é que na Economia ou em qualquer vértice psicológica se dá essa transmissão? Como nos governos, nas empresas? Com que salvaguardas as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) transferem seu IC?

                            Usando giz em quadro ou computador ou quaisquer recursos, de quantos modos podemos constituir o meio, a conexão-de-transferência? Podemos ter a mídia maior (TV, Rádio, Revista, Jornal, Livro, Internet) e mídia menor. O ideal seria transferência mente-a-mente, como se vê em filmes de FC, por exemplo, Matrix, dos pacotes do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) geral. Como é transferido o conhecimento teológico? Podemos falar de nove pedagogias, digamos PEDAGOGIA TEOLÓGICA. Na tecnociência temos a pontescada científica (pedagogias ou formestruturas de transferência da Física/Química, biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6). Como são transferidas a informação e o controle na Física? Como são os rituais? Como são os gestos? Quais são as preferências? Como a continuidade ou passado, como a possibilidade de mudança ou futuro? Qual o equilíbrio entre passado e futuro no presente?

                            Que palavras do Dicionário geral são significativas em cada pedagogia? Que imagens da Enciclopédia geral são representativas? Veja que há palavrimagens (PAL/I) do D/E mais eficazes no primeiro e segundo mundos e menos efetivas no terceiro e quarto porque as árvores de produçãorganização são mais competentes por lá do que por cá. Então, se fôssemos classificar as taxas de transferência ou velocidades pedagógicas de 1 a 100, em que lugar ficaria cada escola e cada professor? Contando ambientes como municípios/cidades, estados, nações e mundo, podemos obter essas classificações? Podemos estabelecer parâmetros para a Pedagogia geral? Na Escola D, de Jardim da Penha, Vitória, ES, 2º ano do segundo grau, sala do professor J, qual a taxa de transferência? Essa pergunta extraordinariamente incômoda nunca foi feita, e se for levará a uma enxurrada de protestos das corporações, porque obrigará a autoavaliação dos erros, que são muitos, e acertos, que são bem poucos, para tanta empáfia.

                            Interessa sobremaneira aos governempresas pressionar através da imposição da restrição seletiva, como vem sendo feito através do Provão, para o ensino superior, e do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), no sentido de capacitar agora professores, diretores, proprietários de escola, serventes, tudo que diz respeito ao outro lado da equação ESCOLA = APRENDIZADO DO ALUNO. As perguntas só vêm sendo feitas aos alunos, como antes eram culpados os compradores e agora existe o PROCON (Proteção ao Consumidor, que inculpa a lesão empresarial aos direitos do comprador).

                            Quais as condições de melhor recepção por parte dos alunos e de melhor emissão por parte dos professores na prateoria do info-controle do ensinaprendizado? Essa coisa não vem sendo focada tecnocientificamente do modo mais produtivo.

                            Vitória, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003.

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