terça-feira, 31 de janeiro de 2017


GH dos Sítios

 

                            Naturalmente o modelo diz que a Psicologia é: 1) psicanálise ou figuras ou QUEM?; 2) psico-síntese ou objetivos ou POR QUÊ?; 3) economia ou produções ou COM QUÊ?; 4) sociologia ou organizações ou COMO?; 0) geo-história ou espaçotempos ou QUANDONDE? Em síntese, responder à pergunta O QUÊ está acontecendo, correspondendo à explicitação de uma PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa) num AMBIENTE (município/cidade, estado, nação ou mundo).

                            Quando entrássemos numa home page ou num site ou sítio, deveríamos ver em primeiro lugar o ambiente (continente: América do Sul; país; Brasil; estado: Espírito Santo; município: Vitória; bairro: Jardim da Penha – e, se for o caso, rua, edifício, apartamento ou casa ou sala de escritório). Isso pode ser mostrado rapidamente, em sucessão, ou mais detidamente, ou sob solicitação. De onde é determinada empresa que aparece em virtual? Em geral não ficamos sabendo, porisso não podemos localizá-la mentalmente neste ou naquele contexto socioeconômico.

                            Enfim, não há plena identificação psicológica da empresa, até porque o modelo não era conhecido e não foi ainda publicado e discutido.

                            Pode até ser que no futuro as pessoas façam o quadrado de base, com os quatro vértices, mais o centro geo-histórico, respondendo às perguntas dos jornalistas. Ver as empresas como psicologias com uma forma ou aparência ou superfície (retrato da fábrica, interna e externamente, das vizinhanças a partir de baixo e em vista aérea) ou imagem ou figura, com objetivos ou metas ou desígnios de produção, apresentando seus produtos segundo um sistema classificatório seu ou universal, num espaçotempo que mostre a geografia ou cartografia e a história ou jornalismo, conforme a abordagem seja mais profunda, GH, ou mais superficial, CJ, significaria maior convencimento. Como harmonizar essa apresentação com as tecnartes é outra estória, outra seqüência, outro roteiro de produçãorganização.

                            Em todo caso teríamos um apanhado instantâneo, uma fotografia resumida, porém de corpo inteiro da empresa, com muito mais informação-controle ou comunicação por centímetro quadrado do sítio.
                            Vitória, sábado, 08 de fevereiro de 2003.

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