GH dos Sítios
Naturalmente o
modelo diz que a Psicologia é: 1) psicanálise ou figuras ou QUEM?; 2)
psico-síntese ou objetivos ou POR QUÊ?; 3) economia ou produções ou COM QUÊ?;
4) sociologia ou organizações ou COMO?; 0) geo-história ou espaçotempos ou QUANDONDE?
Em síntese, responder à pergunta O QUÊ está acontecendo, correspondendo à
explicitação de uma PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa) num AMBIENTE
(município/cidade, estado, nação ou mundo).
Quando entrássemos
numa home page ou num site ou sítio, deveríamos ver em primeiro lugar o
ambiente (continente: América do Sul;
país; Brasil; estado: Espírito Santo; município: Vitória; bairro: Jardim da Penha – e, se for o caso, rua, edifício, apartamento ou
casa ou sala de escritório). Isso pode ser mostrado rapidamente, em sucessão,
ou mais detidamente, ou sob solicitação. De onde é determinada empresa que
aparece em virtual? Em geral não ficamos sabendo, porisso não podemos
localizá-la mentalmente neste ou naquele contexto socioeconômico.
Enfim, não há plena
identificação psicológica da empresa, até porque o modelo não era conhecido e
não foi ainda publicado e discutido.
Pode até ser que no
futuro as pessoas façam o quadrado de base, com os quatro vértices, mais o
centro geo-histórico, respondendo às perguntas dos jornalistas. Ver as empresas
como psicologias com uma forma ou aparência ou superfície (retrato da fábrica,
interna e externamente, das vizinhanças a partir de baixo e em vista aérea) ou
imagem ou figura, com objetivos ou metas ou desígnios de produção, apresentando
seus produtos segundo um sistema classificatório seu ou universal, num
espaçotempo que mostre a geografia ou cartografia e a história ou jornalismo,
conforme a abordagem seja mais profunda, GH, ou mais superficial, CJ, significaria
maior convencimento. Como harmonizar essa apresentação com as tecnartes é outra
estória, outra seqüência, outro roteiro de produçãorganização.
Em todo caso
teríamos um apanhado instantâneo, uma fotografia resumida, porém de corpo
inteiro da empresa, com muito mais informação-controle ou comunicação por
centímetro quadrado do sítio.
Vitória, sábado, 08
de fevereiro de 2003.
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