segunda-feira, 30 de janeiro de 2017


Todo Info-Controle do Viver

 

                            IC é info-controle ou informação-controle ou comunicação, produzir informação sobre base de dados (inteligência das memórias) e depois comunicá-las ou transferi-las. Como eu disse no modelo, na Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos) os bancos constituem o coração, a bomba de IC, cujo sangue é o dinheiro circulante. Este se divide em vários ramos: papel e moeda representando agora 10 % dela e moeda escriturária (cartões, números de banco, ações, etc.) o restante.

                            Então, na Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou Economia, organizações ou Sociologia, espaçotempos ou Geo-Histórias) geral temos a socioeconomia, S/E, nesta a Economia, como mostrada acima. Na Economia os bancos representam o papel do coração, o conjunto deles sendo o Banco geral (cujo controlador ou mente é o Banco Central, que regula o batimento cardíaco).

                            Regulando os ritmos o BC pode controlar o FLUXO DE IC para todos os órgãos do corpo, sejam PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos ou empresas) ou AMBIENTES (municípios/cidades, estados, nações e mundo). Podemos, como nas escalas, como na Escala de Richter para os terremotos, que é logarítmica. Assim, um representa 101 = 10, dois 102 = 100, sete 107 = 10.000.000. Isso separaria para análise as empresas: 1) micro, 2) pequena, 3) média, 4) grande, 5) gigante. Ou mais divisões ainda, quantas se queira. Ninguém, evidentemente, analisou o BC e os bancos assim, até porque o modelo não era conhecido. Ora, o fluxo de IC mede a capacidade governempresarial ou políticadministrativa de suprir o corpomente socioeconômico de eficaz oxigenação monetária, de alimentar cada célula-conjunto pessoambiental dos suprimentos de recursos ou dinheiro para possibilitar seus planejamentos de futuro, isto é, A QUE VELOCIDADE VAMOS PARA FRENTE.

                            Acontece que nenhuma pessoa ou instituição investigou como se dá esse mecanismo: a) quem recebe, como o faz, como usa; 2) quem envia, como o faz, com que controles; 3) a marcha dessa alimentação por seus efeitos. Fico pasmado, mas a verdade verdadeira é que não houve quem se debruçasse sobre a questão do delineamento dos mapas de troca de IC e sua P/A governempresarial. Como é que o IC da Vida-racional passa de célula a célula através do sangue monetário e de outros padrões informativos?

                            Vitória, sexta-feira, 31 de janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário