quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


GH de Burarama


 

                            Burarama é nosso distrito no interior de Cachoeiro de Itapemirim, ES, Brasil, América do Sul, Américas, Terra, Sistema Solar, etc. De lá nossas famílias saíram para conhecer o mundo. Viemos ao Brasil da Itália, região do Vêneto.

                            Desde faz um tempo a população local tem se esforçado para ser independente dos governos, tomando suas próprias iniciativas. Fez um punhado de coisas, que já descrevi alhures. Ora, observe que há, no coração das cidades atuais, os distritos que elas já foram, para sentir como é conveniente contar a geografia-história dos distritos de hoje, muitos dos quais irão se tornar cidades figuras.

                            Quais são os espaços geográficos buraramenses e como se dão as passagens históricas ou temporais entre eles? Quantas das 6,5 mil profissões estão representadas lá? Quanto do Conhecimento? Quanto das chaves e bandeiras? Qual é a simplicidade de Burarama? Até agoraqui só se interessaram em medir a complexidade, porque isso era e é índice do crescimento humano. Entretanto, vale hoje a simplicidade como salvação, como apaziguamento de que dependem os seres humanos para construir o futuro, para sobreviver em maior aproveitamento da Vida geral. Do mesmo modo para os demais distritos, que são a contraface das cidades sujas, poluídas, confusas, criminosas, violentas atuais. PAZ, TRANQUILIDADE, COMPANHEIRISMO, PROXIMIDADE, os índices todos que atribuímos à boa vida – quantos deles estão mais presentes hoje nos distritos? Ora, PARA CHEGAR AOS DISTRITOS precisamos conhecer a gente de lá e seu trajeto histórico; onde se situa, o que possui, o que deseja partilhar, como, por quanto, no tal agroturismo.

                            Então, veja, de repente a GH de Burarama e dos distritos todos começou a se apresentar como fundamental. Daí que caiba aos acadêmicos fazer essa recuperação com certa urgência.

                            Vitória, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário