Atraso Mundial em
Relação ao Modelo
Tomei da página do
CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas), do governo federal, a anexa Tabela de
Áreas do Conhecimento, em que eles colocam:
GRANDES ÁREAS
1. Ciências Exatas e da Terra
2. Ciências Biológicas
3. Engenharias
4. Ciências da Saúde
5. Ciências Agrárias
6. Ciências Sociais Aplicadas
7. Ciências Humanas
8. Lingüística, Letras e Artes
9. Outros
Pelo contrário, veja o anúncio do
modelo, que é muito mais simples, listando o Conhecimento geral:
OS
NOVE MODOS DE CONHECER
1) Magia/Arte
2) Teologia/Religião
3) Filosofia/Ideologia
4) Ciência/Técnica
0) Matemática.
Formam um quadrado, com quatro
vértices duplos, uma dupla pirâmide, uma para cima apontando a matemática
superior e uma para baixo apontando a matemática inferior. Estão associados
dois a dois. Há uma pontescada tecnocientífica que é repetida em cada par. A
pontescada científica é: Física/Química (primeira ponte), Biologia/p.2,
Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6. A pontescada
técnica é: Engenharia/X1, Medicina/X2, Psiquiatria/X3, Cibernética/X4,
Astronomia/X5 e Discursiva/X6.
É quanto basta para enquadrar TODAS as
disciplinas, como já fiz para uma grande quantidade delas em textos próprios do
modelo. Não é preciso esse caos de matérias proposto pelo CNPq e por outras
classificações ainda mais absurdas de vários epistemólogos.
Sendo assim, é
evidente que há um notável atraso mundial e brasileiro e capixaba e vitoriense
em relação ao modelo, ainda não publicado. Eu ia me dar ao trabalho de colocar
as disciplinas do CNPq na seqüência do modelo, mas desisti desse trabalho
hercúleo. Arre, égua! Só de pensar em desemaranhar essa confusão fico tonto.
Vitória,
quinta-feira, 06 de fevereiro de 2003.
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