domingo, 29 de janeiro de 2017


Pedagogia da Herança


 

                            Para não fazer perguntas particulares, façamos essa geral: como que é que no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática) é passado o info-controle ou comunicação? Como nas 6,5 mil profissões? Como as pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) passam a continuidade? Como a pontescada científica (Física/Química, biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6) instrui a posteridade?

                            Como são passadas adiante as fitas de herança (FH)? Tenho frisado insistentemente isso. Como é que os MÉTODOS DE TRANSFERÊNCIA ou pedagogias são programadas em máquinas (inclusive as humanas)? Onde se situam os roteadores (no caso escolas), quem cede e a quem é cedido, em que condição? Qual é a Psicologia (figuras ou psicanálise, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologia, espaçotempos ou geo-histórias) dessa cessão? Qual é a alma pedagógica? É claro que desde sempre foi dedicada atenção a essa transferência e a suas taxas ou velocidades, mas não de forma TÃO COMPLETA quanto esta que pede o modelo. Vindos de diferentes lugares alunos, professores próximos, diretores, serventes, professores remotos (livros, objetos, filmes, áudios, etc.) se reúnem para propiciar a transmissão entre emissores e receptores. Tudo isso já foi sintanalisado em cada detalhe?

                            Quantos são os modos nos quatro mundos de fazer essa transposição? Quantos e quais foram (pedagogia comparada) os modos passados de fazer tal migração de consciência a consciência? Como é que as heranças dos mortos do passado passam aos vivos do futuro? Na totalidade essa pergunta mal foi arranhada.

                            Vitória, domingo, 02 de fevereiro de 2003.

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