quinta-feira, 26 de janeiro de 2017


Jornal de Articulistas

 

                            A Gazeta tem por imitação de outros jornais que tiveram primeiro uma página de artigos de gente de todo tipo, importantes ou não nacionalmente. No meio deles coluna cativa de Luís Fernando Veríssimo e seus substitutos, quando ele está de férias. Noutra página sai o artigo de Joelmir Betting. Outros jornais têm Dora Kramer e outros e assim por diante. Nisso os articulistas estão sendo como as tiras de quadrinhos dos jornais americanos, que chegam a emplacar mil e quinhentos, sete mil jornais, através dos tais sindicatos.

                            Claro, diferentemente dos colaboradores os articulistas são pagos. O que há de ruim é que os articulistas, profissionais que escrevem, vêm misturados com uma quantidade de amadores historiando suas opiniões, sem qualquer apoio em pesquisas, o que diminui em muito o valor multiplicativo dos escritos, embora tudo seja no fundo útil.

                            Então, por quê não ter um Jornal de Articulistas, um que reúna todos eles, em profundidade ainda maior? Já que é pulverizado em tantos jornais do país não deve sair tão caro assim, e teria um significado estupendo para a nação, os estados, os municípios/cidades, as empresas, os grupos, as famílias e os indivíduos. Com a experiência de um milhar de articulistas reunida num grupo de elaboração de artigos teríamos a grande capacidade deles posta a serviço da construção de algo maior.

                            Tal jornal, por si mesmo, seria colecionável, podendo ser pesquisado, até a cada semana sendo vendido o CD-ROM dos sete dias passados; ou a cada mês.

                            Vitória, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário