Internetescola de
Tecnartes
A Internet já foi
uma legítima surpresa para o mundo, mas o que se desenha a partir dela é muito
mais surpreendente.
Tomemos as (até
agora listadas) 22 tecnartes.
DA VISÃO: pintura,
desenho, fotografia, dança, moda, poesia, prosa, etc. DO PALADAR: comida,
bebida, pasta, tempero, etc. DO OLFATO: perfumaria, etc. DA AUDIÇÃO: música,
discurso, etc. DO TATO: cinema, teatro, urbanismo, arquiengenharia, decoração,
tapeçaria, paisagismo/jardinagem, esculturação, etc.
Elas serão modeladas
por computação gráfica, conforme já sugeri. Essas modelações poderão ser
colocadas na Internet ou vendidas como programas, digamos DISCURSO 1.0
ensinando tudo a respeito de discursos, sendo renovado a cada três anos, como
faz a Microsoft, sempre melhorando o programáquina, que pode ser cativo. Lá
pelo Discurso 4.0 já terão sido dados saltos fantásticos. Agora, o Discurso n.0
será centro das salas de bate papo, os círculos de discussão, crescendo
exponencialmente com os acréscimos vindo tanto de amadores quanto de
profissionais.
Teríamos ai a Internetescola
do Discurso, um formidável instrumento de melhoramento contínuo da
humanidade. Porque, veja como era antes: 1) você tinha de sair de casa e ir até
a escola, próxima ou distante; 2) o (a) professor (a) tinha de ser competente
(saber, e saber transmitir – ter conhecimento e pedagogia); 3) tinha de estar
presente na sala, não poderia faltar; 4) não podia haver greve; 5) ele (ou ela)
devia estar de bom humor, e igualmente você; 6) para melhor transmissão os
colegas (e você) não deveriam estar fazendo bagunça; 7) as condições de tempo
deveriam estar boas (sem chuva, sem calor excessivo, etc.) para melhor
aprendizado. E assim por diante. Os (as) mestres deveriam querer se atualizar.
Na Internet é diferente.
1) você SEMPRE está na escola, que é não uma sala e sim o mundo inteiro; 2)
SEMPRE haverá alguém mais competente ensinando gratuitamente; 3) você pode
faltar, porque sempre estará gravado – você seguirá seu próprio ritmo; 4) nunca
há greve; 5) não há essa questão; 6) não há bagunça, exceto o caos natural da
Rede, de que falaremos a seguir; 7) independe, porque você está em casa ou no
escritório ou em algum lugar protegido.
A soma é zero,
porisso sabemos que a Internet também terá seus pontos negativos, o menor dos
quais não é o distanciamento humano. Mas, se juntarmos os dois mundos teremos o
melhor deles (e o pior também, a soma é sempre zero).
Contudo, veja agora
a ARQUIENGENHARIA 1.0 em evolução como I/E A/E (Internetescola de A/E). Tanto
leigos quanto profissionais estarão num círculo depurável, desde que os
governempresas coloquem gerentes como centros de triagem. Com isso eliminaremos
tanto a redundância ou duplicação dos conteúdos quanto o caos inerente da
multiplicação desenfreada. Como eu já disse, tudo deve ser colocado em cinco
níveis compreensivos. O próprio nível das discussões eliminará os diletantes
sem fazer apelo segregacionista – ninguém colocará para fora da sala virtual
(SV), a pessoa mesmo sairá. Deve haver um professor virtual (PV), com quadros
virtuais e novidades introduzidas.
Enfim, uma Universidade Tecnartística Virtual
(UTAV) será construída num cenário modelado adequado, com prédios, flores,
árvores, grama virtual. Esse será um impulso poderoso.
Vitória,
segunda-feira, 27 de janeiro de 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário