domingo, 29 de janeiro de 2017


Internetescola de Tecnartes

 

                            A Internet já foi uma legítima surpresa para o mundo, mas o que se desenha a partir dela é muito mais surpreendente.

                            Tomemos as (até agora listadas) 22 tecnartes.

                            DA VISÃO: pintura, desenho, fotografia, dança, moda, poesia, prosa, etc. DO PALADAR: comida, bebida, pasta, tempero, etc. DO OLFATO: perfumaria, etc. DA AUDIÇÃO: música, discurso, etc. DO TATO: cinema, teatro, urbanismo, arquiengenharia, decoração, tapeçaria, paisagismo/jardinagem, esculturação, etc.

                            Elas serão modeladas por computação gráfica, conforme já sugeri. Essas modelações poderão ser colocadas na Internet ou vendidas como programas, digamos DISCURSO 1.0 ensinando tudo a respeito de discursos, sendo renovado a cada três anos, como faz a Microsoft, sempre melhorando o programáquina, que pode ser cativo. Lá pelo Discurso 4.0 já terão sido dados saltos fantásticos. Agora, o Discurso n.0 será centro das salas de bate papo, os círculos de discussão, crescendo exponencialmente com os acréscimos vindo tanto de amadores quanto de profissionais.

                            Teríamos ai a Internetescola do Discurso, um formidável instrumento de melhoramento contínuo da humanidade. Porque, veja como era antes: 1) você tinha de sair de casa e ir até a escola, próxima ou distante; 2) o (a) professor (a) tinha de ser competente (saber, e saber transmitir – ter conhecimento e pedagogia); 3) tinha de estar presente na sala, não poderia faltar; 4) não podia haver greve; 5) ele (ou ela) devia estar de bom humor, e igualmente você; 6) para melhor transmissão os colegas (e você) não deveriam estar fazendo bagunça; 7) as condições de tempo deveriam estar boas (sem chuva, sem calor excessivo, etc.) para melhor aprendizado. E assim por diante. Os (as) mestres deveriam querer se atualizar.

                            Na Internet é diferente. 1) você SEMPRE está na escola, que é não uma sala e sim o mundo inteiro; 2) SEMPRE haverá alguém mais competente ensinando gratuitamente; 3) você pode faltar, porque sempre estará gravado – você seguirá seu próprio ritmo; 4) nunca há greve; 5) não há essa questão; 6) não há bagunça, exceto o caos natural da Rede, de que falaremos a seguir; 7) independe, porque você está em casa ou no escritório ou em algum lugar protegido.

                            A soma é zero, porisso sabemos que a Internet também terá seus pontos negativos, o menor dos quais não é o distanciamento humano. Mas, se juntarmos os dois mundos teremos o melhor deles (e o pior também, a soma é sempre zero).

                            Contudo, veja agora a ARQUIENGENHARIA 1.0 em evolução como I/E A/E (Internetescola de A/E). Tanto leigos quanto profissionais estarão num círculo depurável, desde que os governempresas coloquem gerentes como centros de triagem. Com isso eliminaremos tanto a redundância ou duplicação dos conteúdos quanto o caos inerente da multiplicação desenfreada. Como eu já disse, tudo deve ser colocado em cinco níveis compreensivos. O próprio nível das discussões eliminará os diletantes sem fazer apelo segregacionista – ninguém colocará para fora da sala virtual (SV), a pessoa mesmo sairá. Deve haver um professor virtual (PV), com quadros virtuais e novidades introduzidas.

                            Enfim, uma Universidade Tecnartística Virtual (UTAV) será construída num cenário modelado adequado, com prédios, flores, árvores, grama virtual. Esse será um impulso poderoso.

                            Vitória, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003.

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