terça-feira, 3 de janeiro de 2017


Sites de Cinco Níveis

 

                            Com a Internet aberta (fora a RNP, Rede Nacional de Pesquisas, brasileira, em que há alguma seleção, infelizmente inacessível para mim) veio uma confusão inacreditável de textos, alguma coisa boa e muita coisa ruim, sem qualquer pré-seleção, como deve ser em parte. Mas o Dicionário geral tem dois lados, dos pares polares opostos/complementares, por exemplo, ordem e não-ordem, de modo que a plena democracia que a Internet trouxe deve ser contraposta e a favorposta da ordenação rigorosa para quem não pode ficar tempo demais buscando.

                            Pelo lado da ordem, a questão é haver um organismo geral que aceite os textos para análise, classificando-os em cinco níveis, dentro dos cinco modos duplos de Conhecimento (alto: Magia, Teologia, Filosofia e Ciência; baixo: Arte, Religião, Ideologia e Técnica; e Matemática, também alta e baixa), portanto, 5 x 5 = 25 graus de liberdade de abordagem de quem chega. Há aquele conhecimento do leigo, da pessoa que quer dizer alguma coisa, que deseja ser lida ou escutada; há o de quem tem algo de relevante a dizer numa das 6,5 mil profissões; há o do pesquisador amador com algo de muito significativo a mostrar; há o do pesquisador profissional; e há finalmente o do sábio, que é reconhecido mundialmente como tal.

                            Obviamente os critérios de classificação não serão aceitos por todos e surgirão oposições, dissidências, o que é bom também. O que for julgado de primeira linha em um poderá ser até desconsiderado noutro. Proliferarão as classificações, o que é bom também, pois a diversidade é bem-vinda. Vários sítios de classificação surgirão, uns melhores, outros piores, a sobrevivência e seleção do mais apto ou mais hábil proporcionará a consolidação.

                            Marcados com cores ou com letras ou com estrelas, ou como for, a classificação deve ser feita por órgãos governamentais ou não-governamentais, empresariais ou não, ganhando-se ou não dinheiro com isso; de fato ela pode poupar uma quantidade enorme de tempo, até melhorando a apresentação dos textos, corrigindo o português, chamando a atenção por palavras, colocando hiperlaços com outros textos, etc., todo um cruzamento formidável de informações.

                            Vitória, terça-feira, 29 de outubro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário