quarta-feira, 7 de junho de 2017


Sentando Praça

 

                            Como já disse (talvez abaixo eu me repita, seria cansativo pesquisar), as praças são as mesmas coisas há muito tempo, as prefeituras e os homens e mulheres que estão nelas (é estranho, havendo, pelas minhas estimativas, 200 a 300 mil municípios – tantos prefeitos e prefeitas) nunca pensaram em renovação. As praças seguem sendo quase as mesmas há milênios, muito pouca coisa mudou.

                            AÍ VÃO ALGUAMAS IDÉIAS

1.       NETPRAÇAS: praças-Net, de Rede, da www internacional, com computadores, com lojas de hardware ou máquinas e de software ou programas, que construa sítios ou sites, que ensine os programas do Windows, que venda revistas, CD’s, disquetes, que explore esse novo filão da Nova Economia, para todos os aficionados da Internet;

2.      MICROPRAÇA: praça para micros e pequenas empresas, com gente do governo e do SEBRAE, funcionando de preferência de noite e em finais de semanas, que é quando os micro e pequenos empresários podem ir. Toda a mídia (TV, Revista, Jornal, Livro/Editoria, Rádio e Internet) de apoio, palestras, ajuda interessada mesmo a fundo;

3.      VELHA PRAÇA: para pessoas da terceira idade (que o modelo diz iniciar-se aos 61 anos, até os 90), remontando a quando tinham 21 anos e eram jovens adultos, de agora (2004) até 40 anos atrás, 1964 para trás, caracterizada como tal ou de 1944, de 1924, de tal modo que as pessoas revivam aquilo, com músicas de época, etc.;

4.     BARCO-PRAÇA: um barco-praça ancorado no mar (muitas âncoras, em toda a volta), com atracadouro para inúmeros barcos, com bares e restaurantes, com áreas verdes, perto de alguma ilha ou em alguma baía, certamente em local abrigado. Uma praça no mar ou em lagoa, só se alcançando de barco. Romântica;

5.      PRAÇA ECONÔMICA: aquela velha idéia de atender a toda a Economia (agropecuária/extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos), a partir de acordo com os governempresas, particularmente as federações e confederações dos empresários, de modo a dar informações avançadas, as melhores do mundo, entusiasmando-os mesmo, colocando-os em contato;

6.     PRAÇA TECNOLÓGICA: com tecnologias avançadas, mas não as mais avançadas de todas. Coisas praticáveis, que implementem as economias, exposição permanente, com lojas que vendam idéias, com quiosques dos governempresas, com praça de alimentação, para visitação de empresários, de profissionais, da população em geral, da imprensa, sempre colocando coisas novas que estão circulando no mundo, vendendo livros, fitas, CD’s, DVD’s. Animação;

7.      PRAÇA DAS MULHERES: evidentemente sendo 50 % elas são um objetivo em si mesmas. Comunicando idéias do mundo inteiro, idéias para crescimento, para melhoria do corpo e da mente, para aperfeiçoar a casa, para viajar, centenas de lojas – para passear, para comprar, para levar as crianças, para conversar; dedicação exclusiva;

8.     PRAÇA SURPREENDENTE: com tremendas novidades que estejam despontando no mundo, inovações que estejam emergindo nos países, tudo de admirável, de magnífico, de maravilhoso, de extraordinário, de inacreditável, de inconcebível. De espantoso. De cerebral, de abismal. Que seja uma referência local, nacional, mundial.

Enfim, me dei conta de que os governempresas são otários, bobocas, tudo que existe de atrasado, e que se a Terra vai mal é por conta deles. Que muito poderia ser feito apenas renovando as praças, esse espaçotempo público mal aproveitado, abandonado, diante de tudo que deveríamos fazer.
Vitória, sábado, 03 de abril de 2004.

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