segunda-feira, 26 de junho de 2017


Os Modos de Acessar a Física

 

                            Como sabemos, a pontescada científica é composta de: Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6. A Física, embora não pareça, é a mais simples e a mais corriqueira das matérias ou disciplinas. A mais avançada será, naturalmente, quando estiver estabelecida ou completada, p.6, a sexta ponte, do lado direito onde a Química é a primeira ponte.

                            A Física pertence à Ciência, que é um dos quatro (oito) pólos do quadrado (duplo-quadrado), no centro do qual como projeção da pirâmide dupla acima (e abaixo) se situa a Matemática. Os outros pólos são: ALTOS (Magia, Teologia, Filosofia – e Ciência); BAIXOS (Arte, Religião, Ideologia – e Técnica).

                            A pontescada científica é a mesma dos outros pólos todos, tanto os baixos quanto os altos. A física da Técnica se chama Engenharia (em maiúscula o conjunto de engenharias, como está posto no modelo). Assim, a pontescada é a mesma para todos os pólos, mas vista de forma muito diferente, porque a pontescada científica é a mais matematizada, mais desvinculadas dos desejos e das emoções.

                            AS FÍSICAS TODAS

·        FÍSICAS ALTAS:

1.       Físicas mágicas;

2.      Físicas teológicas;

3.      Físicas filosóficas;

4.     Físicas científicas;

5.      Físicas matemáticas (culminações altas - teóricas).

·        FÍSICAS BAIXAS:

1.       Físicas artísticas;

2.      Físicas religiosas;

3.      Físicas ideológicas (dizem que em Colatina, quando um certo prefeito falou em lançar sobre o precipício muito extenso diante do qual estava uma ponte, o engenheiro presente lhe dizendo que não seria possível devido à lei da gravidade, o vereador junto deles bateu do ombro do chefe do executivo municipal e cochichou: “se preocupa não, prefeito, nóis derruba ela”. Ao que o prefeito ajuntou prontamente: “deixa de ser ignorante, é lei federal”);

4.     Físicas técnicas (todas as engenharias);

5.      Físicas matemáticas (culminações baixas – práticas).

Não pense que os outros pólos não têm seu modo de ver a Física, de que a física científica é só um retrato – pois têm. Todos têm. Inquestionavelmente, sim. Antes de Galileu os outros modos eram dominantes. E quanto mais se passa do primeiro ao quinto mundo, mais se transfere a consciência da pessoa aos modos pregressos de ver e ensinar, ou seja, mais mágica se faz a Física. No Espírito Santo, que tem 2,5 % da renda brasileira, que é grosso modo 2,5 % da mundial (daí que o ES tenha 1/40 de 1/40, ou 1/1600), há tendência de a física científica de terceiro-estado da terceira-nação adotar posturas arcaicas, ainda que os tempos sejam outros, em face da comunicação muito mais densa de nossos dias.

E assim é com as outras disciplinas todas.

Vitória, terça-feira, 08 de junho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário