Os Tempos
Democráticos e os Cenários de Classe
Como há todas
aquelas bandeiras [(DA PROTEÇÃO: lar, armazenamento, saúde, segurança,
transportes), (NÍVEIS: povo, lideranças, profissionais, pesquisadores,
estadistas, santos/sábios, iluminados); (SEXO: machos, fêmeas, pseudomachos,
pseudofêmeas); (EDUCAÇÃO: primeiro, segundo, terceiro grau, mestrado,
doutorado, pós-doutorado); (RIQUEZA: miseráveis, pobres, médios, médios-altos e
ricos); (ECONOMIA: agropecuária/extrativista, industrial, comercial, de serviços
e bancária); as 6,5 mil ocupações; (RAÇAS como carga conceitual: negros,
brancos, vermelhos e amarelos); as representações pessoambientes: indivíduos ou
solitários, famílias, grupos, empresas, cidades/municípios, estados, nações e
mundo; e outras] a classificação prévia (existem questionários que são
preenchidos pelos pretendentes no vestibular) pode ser instrumento de melhoria
qualitativa acentuada, desde que se pudesse num sistema triordenado colocar
cada pessoa, obtendo disso a média psicológica com que se teria de tratar. Para
onde aponta a média de todas as psiques, a resultante matemática de todas as
construções?
Pois penso que,
vindos de todo tipo de condições dos pais ou existindo sozinhos, trabalhando e
freqüentando as aulas, não é antidemocrático procurar saber onde se situa cada
um, desde que não haja nomes nem preferência por tal ou qual, segundo as
proibições constitucionais. Os pais e as mães são todos formados? Os
professores não recebem nenhuma ajuda, até porque não se tinha um modelo classificatório.
Agora, temos.
Se virmos um sistema
triordenado, como se colocaria nele cada vetor-pessoa? Para onde aponta
estatisticamente a maioria? O que os professores devem esperar, como média, em
termos de tal ou qual chave? Se os psicólogos estivessem trabalhando os dados,
como pedidos pelo modelo, poderiam dizer aos professores se podem ou não forçar
em tal ou qual direção ou sentido ou se devem refrear seus impulsos. São
religiosos? Há um milhão de perguntas a fazer.
Isso seria pior, em
termos democráticos, que o desconhecimento? Obter esses cenários condensados de
classe constituiriam uma violação de direitos? De modo nenhum, pois é tudo
incógnito, não se pede nome, só situações.
Vitória,
segunda-feira, 21 de junho de 2004.
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