quarta-feira, 7 de junho de 2017


Superafloramento das Artes

 

                            Gabriel disse uma coisa que pode acontecer mesmo: no caso da coletânea Adão Sai de Casa dar em livros e filmes viáveis, pode ser que isso leve a uma superexpansão, pois haverá tanto a expressar.

                            O QUE DIZ DA ARTE A BARSA DIGITAL (1999)

O pintor suíço Paul Klee disse uma vez que "a arte não imita o visível: cria o visível". Sua frase sintetiza uma das principais discussões da história da arte, aquela que opõe de um lado os adeptos da imitação e de outro os da invenção. Mais sistemático, o pintor russo Vassili Kandinski definiu três elementos constitutivos de toda obra de arte: o elemento da personalidade, próprio do artista; o elemento do estilo, próprio da época e do ambiente cultural; e o elemento do puro e eternamente artístico, próprio da arte, fora de toda limitação espacial ou temporal. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

                            O modelo divide a Arte geral, enquanto tecnartes, em (até agora) 22 modalidades. Deveríamos dividi-las em ARTES DO ESPAÇO e ARTES DO TEMPO, mas não fiz isso ainda.

                            AS TECNARTES OLHAM A COLETÂNEA ASC

·        Tecnartes da visão de ASC: fotografia, moda, dança, pintura, desenho, prosa, poesia, etc. voltadas para ASC;

·        Tecnartes da audição de ASC: músicas, discursos, etc., baseados em ASC, incitando de um lado e de outro;

·        Tecnartes do paladar de ASC: comidas, bebidas, pastas, temperos, etc., que vão imitar as várias fases de ASC;

·        Tecnartes do olfato de ASC: a busca da perfumaria de ASC, etc.;

·        Tecnartes do tato de ASC: cinema, teatro, arquiengenharia, paisagismo/jardinagem, decoração, esculturação, tapeçaria, urbanismo, etc., das várias faixas temporais de ASC.

Mais ainda, tudo isso se misturando, se fertilizando, se contaminando, se propulsionando entre si. Seguramente um fenômeno, mesmo. Gabriel tem toda razão, será muito lindo, de fato.

Vitória, segunda-feira, 05 de abril de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário