sexta-feira, 30 de junho de 2017


Escolas e Laboratórios

 

                            UM QUADRO DE QUATRO                

ESCOLA
LABORATÓRIO
Biblioteca de Alexandria
Museum de Alexandria
Laboratório mental
Escola laboral
Teórica
Prática
Virtual
Real

A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA NA Internet (compactado) - A Biblioteca de Alexandria, o coração da humanidade

Durante uns sete séculos, entre os anos de 280 a.C. a 416, a biblioteca de Alexandria reuniu o maior acervo de cultura e ciência que existiu na Antigüidade. Ela não se contentou em ser apenas um enorme depósito de rolos de papiro e de livros, mas por igual tornou-se uma fonte de instigação a que os homens de ciência e de letras desbravassem o mundo do conhecimento e das emoções, deixando assim um notável legado para o desenvolvimento geral da humanidade.

O MUSEUM DE ALEXANDRIA NA Internet (compactado) – falando através de Hipácia: Hipácia de Alexandria (c. 370 d.C - 415 d.C)

"Todas as religiões dogmáticas formais são falaciosas e nunca devem ser aceitas como palavra final por pessoas que respeitem a si mesmas." "Ensinar superstições como uma verdade absoluta é uma das coisas mais terríveis."
A cidade de Alexandria foi fundada por Alexandre, o Grande, no ano de 332 a.C, e logo se tornou o principal porto do norte do Egito. Localizada no delta do rio Nilo, numa colina que separa o lago Mariotis do mar Mediterrâneo, foi o principal centro comercial da Antiguidade.

                            É evidente que a Biblioteca e o Museu constituíam uma universidade, quase aos moldes modernos, como já falei. Foi a coisa mais avançada, porque surgiu dois mil anos antes dos europeus terem começado a se preocupar com isso. Isso de reunir tão explicitamente o real e o virtual em virturreal foi excepcional prova da compreensão grega do mundo.

                            Devemos retornar a essa paridade, em que um lado não tenha precedência sobre o outro, nem o real sobre o “puro”, nem vice-versa aquela conotação de “prático” como sujo. Porisso estudar aquele par mais antigo é da maior importância, é fundamental mesmo. Os políticos do Legislativo, os governantes do Executivo, os juizes do Judiciário e os empresários devem entender isso E FAZER. Ou re-fazer.

                            Vitória, quinta-feira, 01 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário