sexta-feira, 30 de junho de 2017


As Três Lógicas que na Escócia Pastavam

 

                            O professor-doutor em matemática FFGFº, que parece gostar profundamente de matemática (contemporâneo da minha primeira tentativa universitária 33 anos atrás) usou de uma conhecida, mas sempre curiosa metáfora sobre as capacidades lógicas (na Rede Cognata, lógica = VACA = TUDO = EQUILÍBRIO, etc, veja Livro 2, A Construção da Rede e da Grade Signalíticas) de três gêneros diferentes de profissionais, falando de uma vaca que pastava na Escócia.

                            TRÊS FALHAS DE UMA MESMA LÓGICA

·        ENGENHEIRO: vejam, as vacas da Escócia são brancas;

·        FÍSICO (um pouco mais preciso): ESSA vaca escocesa é branca;

·        MATEMÁTICO (ainda mais preciso): ela é branca DESTE LADO.

Você sabe que alguém poderia ter pintado de branco um lado da vaca e o matemático estaria certo. Mas, mais que isso, poderia ter colocado lá um robô que nem vaca seria, da qual nada se poderia dizer. Então, o matemático de fato é o mais preciso, desde que se trate apenas de não-experimentar além do já experimentado; de não estudar além do já estudado.

O QUE DIZ O MODELO

LÓGICAS DE (0S):
TIPOLOGIA
Engenheiros ou técnicos
Da pontescada baixa
Físicos ou cientistas
Da pontescada alta
Matemáticos
Da linguística
Metamatemáticos
Da metalinguística
Integração além-Godel
Do centro da esfera

Resulta que os matemáticos são bons, mas não são perfeitos. Falta muito, por sinal. Evidentemente a metamatemática é que explicará POR QUÊ a Matemática geral é necessária (e suficiente), dando o resultado final. Quem faz isso é ELI, Natureza/Deus, Ela/Ele, realizando o salto não-finito em que SE INTEGRA à solução geral, quando a alta-metafísica e a alta-matemática se tornam uma e a mesma.

Vitória, quarta-feira, 30 de junho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário