sábado, 3 de junho de 2017


A Cadeira do Motorista

 

                            Como já vimos na composição do texto do romance de ASC, a Grande Nave viajante dos espaçotempos interestelares não pode ter qualquer botão operável, pois os tempos em que ela funciona ficam no patamar do pico-segundo, enquanto o ser humano opera noutro, um trilhão de vezes tanto quanto, na ordem do segundo. Mas há o dispositivo a que dei esse nome, o programáquina para trânsito dentro dos sistemas estelares, por exemplo, dentro do sistema solar quando Adão chegou, veja a coletânea de ASC.

                            Para viagens assim pequenas o ocupante pode operar, desde que sente na CM. Esta é um dispositivo que corresponde a vestir uma roupa, que tem em vários pontos do corpo presilhas magnéticas que se ligam ao programáquina MICA (memória, inteligência e controle ou comunicação ou verbalização, artificial), o ser artificial inteligente que é a própria GN, Grande Nave. Vestindo-o o ocupante pode sentar-se no ar. Com o diadema, o circuito de ampliação mental, pode comunicar seus desejos à MICA, que faz o resto, que é muito, trilhões de operações por segundo. Com as mãos ligadas ao Console da GN o ocupante pode direcioná-la para aqui e ali, sabendo que os limites da conveniência de trânsito não serão ultrapassados, quer dizer, a GN não deixará que faça besteira.

                            Assim, pode ir a qualquer lugar e pairar fora dos planetas, pode mergulhar em estrelas (pois se a nave se ausenta do espaçotempo comum, pode usar esse dispositivo para estar virtualmente em qualquer conformação ET), acoplar-se a qualquer objeto.

                            Agora, pense como esse dispositivo miniaturizado e convenientemente simplificado pode ser utilizado em veículos de passeio, de transporte (inclusive ônibus), em aviões, em helicópteros, em navios e submarinos, em todo tipo de embarcação, em todo gênero de transporte humano e como isso revolucionaria tudo que usamos, inclusive computadores.

                            Se Adão está mesmo enterrado em K-E e tem esse dispositivo, já ganhou com ele grande acesso à Terra.

                            Vitória, segunda-feira, 29 de março de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário